Eleitores podem fazer pedido de Voto em Trânsito até 18 de agosto de 2022

Os eleitores da Estância Turística de Paraibuna que pretendem votar nas eleições 2022, mas estarão fora da cidade, poderão pedir a mudança temporária da seção de votação, conhecida como Voto em Trânsito.

O prazo para requerer a mudança vai até o dia 18 de agosto. Para fazer a solicitação, é preciso comparecer ao cartório eleitoral, munido de um documento oficial com foto, e indicar o local onde estará no dia da eleição. É necessário que a cidade de destino – ou seja, o local onde o eleitor pretende votar - tenha mais de 100 mil habitantes.

Em Paraibuna, o cartório está localizado na Avenida Major João Elias Calazans, 565, Centro, dentro do Fórum. O telefone e Whatsapp para atendimento é (12) 3974-3760.

MESMO ESTADO

Se o eleitor vota em Paraibuna, mas estará em São Paulo/SP no dia da eleição, basta informar que pretende votar na cidade de destino. Nesse caso, por ser dentro do mesmo estado, poderá votar em todos os cargos, ou seja, presidente, governador, deputado estadual e federal, e senador.

Regras previstas no artigo 233-A do Código Eleitoral e Resolução TSE nº 23.669/2021.

OUTRO ESTADO

Se o eleitor vota em Paraibuna, mas estará em Fortaleza (CE), por exemplo, poderá votar em trânsito, mas somente para o cargo de presidente da República.

Regras previstas no artigo 233-A do Código Eleitoral Lei nº 4.737/1965 e Resolução TSE nº 23.669/2021.

IMPOSSIBILIDADES

Ainda não existe Voto em Trânsito para eleitores que estiverem no exterior.

O pedido de mudança temporária de seção eleitoral não está disponível pela internet ou aplicativo. Dessa forma, é preciso comparecer pessoalmente.

SERVIÇO

Mudança temporária de seção – Voto em Trânsito

Prazo: até 18/08/2022

Onde ir: Cartório Eleitoral

Endereço: Avenida Major João Elias Calazans, 565, Centro (dentro do Fórum)

Dia e hora de atendimento: de segunda a sexta, das 12h às 18h

O que levar: um documento com foto