Festa do Folclore e Festival Gastronômico do Cambuci são destaques neste mês de agosto, em Paraibuna

Entre os dias 18 e 21 de agosto, a Estância Turística de Paraibuna promoverá as comemorações da 11ª Festa do Folclore e do 13º Festival Gastronômico do Cambuci, na praça Manoel Antonio de Carvalho (Largo do Mercado), com barracas de comidas típicas, artesanato, shows de música caipira, diversas atrações culturais e apresentações de danças típicas, como o Moçambique, Congada, dentre outras que contribuem para difundir o evento no município.

O diretor cultural da Fundação Cultural “Benedicto Siqueira e Silva”, William de Oliveira explica como será o evento este ano. “O destaque da Festa do Folclore, em 2022, buscará a representatividade das danças populares caipiras como a catira, dança do sabão, a quadrilha junina e, especialmente, o jongo caipira do Vale”.

Ambos os eventos são promovidos pela Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna - por meio do Departamento de Turismo do Município, Fundação Cultural “Benedicto Siqueira e Silva”, Comissões Municipais Setoriais, Comtur – Conselho Municipal de Turismo, em parceria com o Instituto Auá, Rota do Cambuci, e o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Paraibuna, Polícia Militar e Polícia Civil.

A diretora de Turismo da Estância Turística de Paraibuna, Solange Barbosa, destaca a importância do evento. “Esse festival gastronômico visa à valorização do Cambuci como uma das principais frutas nativas da nossa Mata Atlântica, que tem em Paraibuna uma das cidades produtoras, assim como outros municípios do Estado de São Paulo”.

Solange também salientou. “A novidade este ano será a aula show com um chef que fará as receitas à base do fruto, além do retorno do tradicional concurso de receitas de Cambuci com votos de um júri técnico e de outro popular, que escolherão as melhores receitas”.

Confirmaram presença este ano produtores de Cambuci de São Lourenço da Serra, Parelheiros (bairro da capital paulista), Salesópolis, Vila de Paranapiacaba (Santo André/SP), Ribeirão Pires, Salesópolis, bairro do Cambuci (São Paulo), Natividade da Serra e Bertioga.

Segundo os organizadores, a Rota Gastronômica do Cambuci, além de constituir um roteiro de festivais, é uma estratégia de conservação da Mata Atlântica, unida à produção familiar em bases agroecológicas. O evento promove o cultivo e a comercialização do fruto de forma sustentável, além de realizar um concurso de receitas com quitutes feitos à base de Cambuci: bolos, trufas, cocadas, geleias, sorvetes, licores, xarope e muitas outras receitas preparadas com o fruto nativo.

Para saber curiosidades sobre o Cambuci e seus benefícios à nossa saúde, acesse os links: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cambuci_(fruta)   https://www.ecycle.com.br/cambuci/

SERVIÇO

XI Festa do Folclore e
XIII Festival Gastronômico do Cambuci
Data: de 18 a 21 de agosto
Horário: 18h às 0h (18/08); 10h às 0h (19, 20 e 21/08)
Local: Praça Manoel A. de Carvalho (Largo do Mercado)
Entrada Franca