Portos do reservatório de Paraibuna terão modernização antecipada com nova PPP de Travessias Hídricas

As travessias hídricas do Reservatório de Paraibuna devem passar por um amplo processo de modernização após o Governo de São Paulo concluir nesta última quinta-feira, 13 de novembro de 2025, o leilão do Sistema de Travessias Hídricas, vencido pelo consórcio Acqua Vias SP.

Com investimento total previsto em R$ 2,5 bilhões, a Parceria Público Privado (PPP) prevê melhorias em 14 linhas do estado, com embarcações mais modernas (grande parte elétricas), melhorias estruturais nos terminais, sistemas avançados de automação, controle operacional e manutenção, o que deve reduzir o tempo de espera e ampliar a capacidade de atendimento.

A pedido da Administração Municipal de Paraibuna, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL) antecipou o cronograma das obras de infraestrutura terrestre nas travessias do reservatório de Paraibuna. Antes previstas para ocorrer apenas entre o quinto e o sexto ano da concessão, as intervenções agora devem ser realizadas entre o segundo e o terceiro ano, garantindo que a população receba os benefícios de forma mais rápida. Além disso, a SEMIL garantiu a continuidade da gratuidade na travessia, assegurando que os usuários dos portos Paraitinga e Varginha continuem sendo atendidos sem custos durante e após a transição.

A assinatura do contrato está prevista para o primeiro semestre de 2026. Após a fase de transição operacional, todas as travessias deverão operar com capacidade plena até o sétimo ano da concessão, beneficiando diretamente a população com um serviço mais eficiente e sustentável.