Home / Notícias / Outubro Rosa: Treinão das guerreiras une paraibunenses em ações de conscientização para prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama

No último sábado (26), um grupo de munícipes se reuniu na Praça Monsenhor Ernesto Almírio Arantes (Praça da Matriz), no Centro de Paraibuna, para participar do ‘Treinão das guerreiras’ alusivo ao Outubro Rosa. Apoiado pelo Governo Municipal, pela Fundação Cultural “Benedicto Siqueira e Silva, com o patrocínio de comércios do município, o evento contou com várias atividades ao público: caminhada/corrida, café comunitário, palestra, tenda da equipe da Saúde com exames gratuitos ao público, apresentações musicais, sorteio de brindes, entre outras ações.

Esta é a segunda edição do evento que teve sua estreia em outubro de 2018 com outro nome: “Corre Elas”. Idealizado pelas amigas Clara Letícia de Souza e Ana Paula Barros (Paulinha), a iniciativa vem recebendo muitos elogios do público participante, um exemplo está numa postagem feita no Facebook com a mensagem. “Paulinha, você é fonte de inspiração, quando penso em tudo que passou e ainda está enfrentando sinto um orgulho tão grande de você que mal cabe no peito, afinal lutar contra o câncer não é nada fácil amiga e você é para nós um exemplo que a vida vale a pena e temos que lutar por ela e aproveitar cada minuto, aqueles dias que se sentir cansada desanimada, lembre-se que existem muitas pessoas torcendo pela sua recuperação, então não pare de lutar nunca! Obrigada por ser esta pessoa tão especial”, sua amiga Natália Canella.

Em outra publicação em sua rede social, Natália Canella complementou. “A causa é nobre. A luta é de todos nós. Ver a alegria e a confiança de cada guerreira ali encheu meu coração de alegria e de esperança. É uma luta que nos faz olhar para dentro e ser grato a Deus nas mínimas coisas. Que Deus abençoe esse lindo projeto que vai muito além de um encontro entre amigos, leva conforto, abrigo, confiança e muito amor para quem precisa em momentos de maior fragilidade”, conclui.

Foram diversas as mensagens de carinho relacionadas ao evento. Em declaração registrada no Facebook uma das participantes da ação, Fabiana Rosa, parabenizou as mulheres que lutam para vencer o câncer. “Treino das guerreiras, foi maravilhoso uma corrida pela vida, cada testemunho lindo, de força, garra e muita determinação, para vocês guerreiras que em meio a um diagnóstico de morte, acreditar que a última palavra é do Senhor, faz toda a diferença!”, enfatiza.

O Treinão das Guerreiras teve como ação solidária a arrecadação de fraudas geriátricas doadas pelos participantes e destinadas, posteriormente, ao GAPC – Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer – entidade filantrópica de São José dos Campos.

Veja como foi a cobertura completa do evento em 2019, acessando a página no Facebook: Mundo Rosa – Se Cuidar Pega Bem. (Todos juntos contra o câncer de mama). Fotos: Natália Canella e Flávia Ribeiro.

Outubro Rosa – Fique por dentro!

O Outubro Rosa é um movimento internacional que estimula a luta contra o câncer de mama. Essa ação iniciou-se em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas a doença. O símbolo da campanha é um laço rosa.

O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres no Brasil e no mundo. Para prevenir a doença, é importante fazer o autoexame mensal das mamas, ter uma alimentação saudável e praticar atividade física. Mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer mamografia.