Home / Notícias / Paraibuna celebra inauguração do “Natal Espetacular no Chão Caipira” e do tradicional presépio da cidade

No último sábado (1º) aconteceu a abertura do “Natal Espetacular no Chão Caipira” e do presépio paraibunense que já é uma tradição do município. A praça da Matriz, palco das comemorações, recebeu uma iluminação especial que encantou paraibunenses e turistas presentes ao local para prestigiar a cerimônia.

Um dos momentos marcantes do evento foi a chegada do Papai Noel, que deu às boas vindas às celebrações natalinas em Paraibuna. Como já é de praxe, os pais aproveitaram para tirar fotos de seus filhos ao lado do Papai Noel, no Coreto da praça da Matriz.

Segundo Telma Araújo de Matos, de Vitória/ES, o Natal em Paraibuna é encantador! “Amei a iluminação da praça, a decoração, enfim, gostei de tudo. É uma alegria curtir as comemorações natalinas aqui nesta cidade, principalmente porque nos sentimos bem acolhidos por seus moradores, um povo muito educado e hospitaleiro. Aliás, de todas as cidades por onde já passei pelo Brasil afora Paraibuna é a mais receptiva!”, enfatiza.

Para realizar o “Natal Espetacular no Chão Caipira”, a Prefeitura de Paraibuna, por intermédio do Departamento Municipal de Planejamento, Gestão e Turismo e do Fundo Social de Solidariedade do Município contou com a importante parceria do FUSSESP – Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Associação Comercial e Empresarial de Paraibuna (ACEP), Fundação Cultural “Benedicto Siqueira e Silva” e CEDRAP.

Em 2018, as celebrações natalinas em Paraibuna receberam o nome de “Natal Espetacular no Chão Caipira”, como explica a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Município, Ana Neide Honorato. “A adesão ao projeto Natal Espetacular do Fussesp veio para somar com outro projeto que nós iniciamos, em 2017, intitulado ‘Natal no Chão Caipira’. Temos a expectativa de que o evento este ano seja ainda melhor pelo belo trabalho de todas as pessoas que nos ajudaram direta ou indiretamente, seja pelas doações ou confecções dos enfeites natalinos com o uso das garrafas pet, que deixarão nosso natal mais atrativo e alegre”, ressalta.

De acordo com a monitora de cursos do Fundo Social de Solidariedade de Paraibuna, Fernanda Pedroso, os materiais recicláveis doados pela população e transformados em enfeites contaram com a ajuda de uma grande equipe de voluntários. “Para conseguirmos fazer as 1200 peças de objetos decorativos para o natal tivemos a participação da turma da Melhor Idade de Paraibuna, em uma oficina realizada no CAAMI, e dos alunos do projeto Guri, em outra oficina promovida na Fundação Cultural, além do trabalho dos alunos da Casa de Cursos envolvidos diretamente com o projeto”, explica.

Dentre as peças decorativas confeccionadas para o Natal Espetacular no Chão Caipira, estão: árvores natalinas, anjos, estrelas, flores, dentre outros ornamentos, todos produzidos com material reciclado, utilizados na decoração da praça Ernesto A. Arantes, no largo da Matriz, Centro da cidade.

Além de contribuir para a promoção de um natal mais lindo e atrativo, o projeto Natal Espetacular do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP) também propiciou outras ações importantes, como por exemplo, a qualificação de um grupo de munícipes em técnicas de artesanato e reciclagem; a concessão de oportunidades geradoras de renda; ações para conscientizar a população sobre a importância da reciclagem; destinação de insumos adquiridos com repasse financeiro do FUSSESP, destinado a aquisição de mangueiras, lâmpadas e refletores de led, que foram utilizados na iluminação da praça da Matriz, dentre outros benefícios.