Home / Notícias / Paraibuna comemorou seus 353 anos com diversos atrativos especiais, durante os dez dias de festividades

Paraibuna comemorou seus 353 anos com diversos atrativos especiais, durante os dez dias de festividades

Promovida de 07 a 16 de junho, a festa comemorativa aos 353 anos da cidade reuniu milhares de pessoas na praça Manoel Antonio de Carvalho (Largo do Mercado), novo local do evento realizado pelo Governo Municipal e organizado pelo Departamento Municipal de Planejamento, Gestão e Turismo, em parceria com o COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, Fundação Cultural “Benedicto Siqueira e Silva”, e o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Paraibuna (ACEP), Polícia Militar, Polícia Civil, e da Rádio Paraibuna FM 105,9.

Nos 10 dias de festividades, muitos atrativos foram disponibilizados para o entretenimento do público: além dos shows de música sertaneja e outros ritmos, na praça do Mercado, teve também eventos que enriqueceram a programação do aniversário de Paraibuna, entre eles: cerimônia de abertura da 22ª FEITUR “José Benedicto Vilhena”, no dia 08/06; 1ª Corrida de Baja e Gaiola Clube Off Road, realizada em 09/06, no recinto de exposições da antiga ‘Fapap’; Exposição de Artes Plásticas “Belas Artes” da Fundação Cultural “Benedicto Siqueira e Silva”; Corte do Bolo de Aniversário de 353 anos de Paraibuna, no dia 13/06; 3º Encontro de Carros Antigos, realizado no entorno da praça da Matriz e no Calçadão, no dia 15/06; 2º Treinão de Aniversário da Cidade (Caminhada com cadeirantes e Corrida), também no dia 15/06; Procissão e Cavalaria de Santo Antonio, no domingo (16/06); dentre outras atrações especiais.

Moradores e visitantes também aproveitaram as delícias da gastronomia paraibunense, na Feira de Turismo e curtiram outros atrativos, como a tradicional Fazendinha do “Zé Vilhena” – um evento especialmente dedicado às crianças, que se divertiram em passeios de charrete e na exposição de animais, no Bosque Municipal.

No domingo (16), uma multidão de pessoas tomou às ruas da cidade para ver o desfile da cavalaria de Santo Antonio e degustar o delicioso “Afogado” – prato típico do município – servido no Ginásio Poliesportivo “Monsenhor Benedito Mário Calazans” pelo preço único de cinco reais. Segundo o Governo Municipal, o dinheiro arrecadado com a venda do Afogado será revertido para compra de presentes no Natal da Criança Paraibunense, em dezembro.

Os jambeirenses, Antonio Carlos Moreira “Tom” e Lucélia das Graças Santos “Lu”, vieram curtir a festa em nossa ‘Paraibuna Chão Caipira’; o casal do município vizinho ajudou a divulgar às festividades de Paraibuna na página Jambeiro News!! – Fanpage criada por eles no Facebook https://www.facebook.com/groups/JambeiroNews/. “Não perdemos uma festa aqui de Paraibuna, sempre quando estamos aqui somos muito bem acolhidos e isto é um diferencial da cidade, ter um povo hospitaleiro que sempre recebe bem seus visitantes”, afirma Antonio Carlos.

A festa da cidade também atraiu os olhares da imprensa regional. Uma equipe da TV Vanguarda (afiliada da Rede Globo) esteve em Paraibuna, no domingo (16/06), para gravar uma reportagem sobre a Feira de Turismo do Município. Veja o vídeo da matéria acessando o link: https://globoplay.globo.com/v/7698669/