Home / Notícias / Paraibuna comemorou seus 353 anos com diversos atrativos especiais, durante os dez dias de festividades

Promovida de 07 a 16 de junho, a festa comemorativa aos 353 anos da cidade reuniu milhares de pessoas na praça Manoel Antonio de Carvalho (Largo do Mercado), novo local do evento realizado pelo Governo Municipal e organizado pelo Departamento Municipal de Planejamento, Gestão e Turismo, em parceria com o COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, Fundação Cultural “Benedicto Siqueira e Silva”, e o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Paraibuna (ACEP), Polícia Militar, Polícia Civil, e da Rádio Paraibuna FM 105,9.

Nos 10 dias de festividades, muitos atrativos foram disponibilizados para o entretenimento do público: além dos shows de música sertaneja e outros ritmos, na praça do Mercado, teve também eventos que enriqueceram a programação do aniversário de Paraibuna, entre eles: cerimônia de abertura da 22ª FEITUR “José Benedicto Vilhena”, no dia 08/06; 1ª Corrida de Baja e Gaiola Clube Off Road, realizada em 09/06, no recinto de exposições da antiga ‘Fapap’; Exposição de Artes Plásticas “Belas Artes” da Fundação Cultural “Benedicto Siqueira e Silva”; Corte do Bolo de Aniversário de 353 anos de Paraibuna, no dia 13/06; 3º Encontro de Carros Antigos, realizado no entorno da praça da Matriz e no Calçadão, no dia 15/06; 2º Treinão de Aniversário da Cidade (Caminhada com cadeirantes e Corrida), também no dia 15/06; Procissão e Cavalaria de Santo Antonio, no domingo (16/06); dentre outras atrações especiais.

Moradores e visitantes também aproveitaram as delícias da gastronomia paraibunense, na Feira de Turismo e curtiram outros atrativos, como a tradicional Fazendinha do “Zé Vilhena” – um evento especialmente dedicado às crianças, que se divertiram em passeios de charrete e na exposição de animais, no Bosque Municipal.

No domingo (16), uma multidão de pessoas tomou às ruas da cidade para ver o desfile da cavalaria de Santo Antonio e degustar o delicioso “Afogado” – prato típico do município – servido no Ginásio Poliesportivo “Monsenhor Benedito Mário Calazans” pelo preço único de cinco reais. Segundo o Governo Municipal, o dinheiro arrecadado com a venda do Afogado será revertido para compra de presentes no Natal da Criança Paraibunense, em dezembro.

Os jambeirenses, Antonio Carlos Moreira “Tom” e Lucélia das Graças Santos “Lu”, vieram curtir a festa em nossa ‘Paraibuna Chão Caipira’; o casal do município vizinho ajudou a divulgar às festividades de Paraibuna na página Jambeiro News!! – Fanpage criada por eles no Facebook https://www.facebook.com/groups/JambeiroNews/. “Não perdemos uma festa aqui de Paraibuna, sempre quando estamos aqui somos muito bem acolhidos e isto é um diferencial da cidade, ter um povo hospitaleiro que sempre recebe bem seus visitantes”, afirma Antonio Carlos.

A festa da cidade também atraiu os olhares da imprensa regional. Uma equipe da TV Vanguarda (afiliada da Rede Globo) esteve em Paraibuna, no domingo (16/06), para gravar uma reportagem sobre a Feira de Turismo do Município. Veja o vídeo da matéria acessando o link: https://globoplay.globo.com/v/7698669/