Home / Notícias / Paraibuna sediou encontro com prefeitos da região para tratar de assuntos de interesse comum entre os municípios

Paraibuna sediou encontro com prefeitos da região para tratar de assuntos de interesse comum entre os municípios

Município promoveu na manhã desta quinta-feira (05), uma reunião conjunta entre os prefeitos e representantes das 39 cidades que compõem a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte e do CODIVAP – Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba.

Para realizar o evento, o Governo Municipal conseguiu o apoio de grandes parceiros: Sr. Elias da Pousada Iguatiba, que cedeu o espaço de sua pousada para o encontro com os prefeitos; Fundo Social de Solidariedade de Paraibuna, através do curso de panificação da Padaria Artesanal e o Comtur – Conselho Municipal de Turismo, que forneceram gentilmente um café com quitutes produzidos no município para dar às boas-vindas aos participantes; equipe da Diretoria de Turismo que ajudou na organização e recepção das autoridades; e a Fundação Cultural “Benedicto Siqueira e Silva”, responsável pelo registro de áudio e vídeo do evento.

A 19ª reunião da RMVale teve como principais pautas a instalação das Câmaras Temáticas de Saúde, Turismo e Defesa Civil, e a assinatura dos municípios da região, referente ao Termo de Adesão ao Programa Recomeço – que consiste no desenvolvimento de políticas públicas de saúde, assistência social, justiça, segurança e educação, todas voltadas para o atendimento integral aos usuários de drogas e seus familiares.

A assinatura do Termo de Adesão ao Programa Recomeço contou com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento Júnior, que esteve em Paraibuna para prestigiar a reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMVale, colocando-se à disposição dos prefeitos para ajudar os municípios com ações e projetos coordenados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social.

Segundo o prefeito de Paraibuna e presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMVale e Litoral Norte, Victor de Cássio Miranda (Vitão), o evento contribuiu para estreitar os laços entre os prefeitos e lideranças políticas da região. “Essas reuniões com os chefes dos poderes executivos municipais são muito importantes porque ao unimos forças conseguimos ter uma maior representatividade junto ao governo do Estado e o governo Federal, na hora de fazermos nossas reivindicações em benefício à população de cada município e da região como um todo”, afirma.

Durante o evento, o prefeito Vitão propôs aos seus colegas fazer um levantamento das principais demandas e necessidades da RMVale, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, para serem apresentadas aos pré-candidatos ao Governo do Estado de São Paulo, a fim de que o futuro governador atenda aos pedidos de melhorias para nossa região.

RMVale – saiba mais 

A Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte possui 2 milhões e 400 mil habitantes e é a 12° Região Metropolitana do país em população e a terceira do Estado de São Paulo.

Nossa região é maior em população que os Estados do Acre, Rondônia, Amapá, Alagoas, Sergipe e Tocantins. O PIB é maior que o de 13 Estados Brasileiros.

É também a Região Metropolitana com o maior número de cidades turísticas. Na região estão 14 das 70 Estâncias Paulistas e outras cidades pleiteiam o posto de Município de Interesse Turístico, dentre elas está Paraibuna que foi elevada recentemente a esta categoria de MIT.

O Conselho de Desenvolvimento da RMVLN tem entre suas atribuições a arrecadação de receitas para investimento no desenvolvimento metropolitano, estabelecer metas, planos, programas e projetos de interesse comum aos municípios da região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.