Home / Notícias / Paraibuna sediou encontro com prefeitos da região para tratar de assuntos de interesse comum entre os municípios

Município promoveu na manhã desta quinta-feira (05), uma reunião conjunta entre os prefeitos e representantes das 39 cidades que compõem a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte e do CODIVAP – Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba.

Para realizar o evento, o Governo Municipal conseguiu o apoio de grandes parceiros: Sr. Elias da Pousada Iguatiba, que cedeu o espaço de sua pousada para o encontro com os prefeitos; Fundo Social de Solidariedade de Paraibuna, através do curso de panificação da Padaria Artesanal e o Comtur – Conselho Municipal de Turismo, que forneceram gentilmente um café com quitutes produzidos no município para dar às boas-vindas aos participantes; equipe da Diretoria de Turismo que ajudou na organização e recepção das autoridades; e a Fundação Cultural “Benedicto Siqueira e Silva”, responsável pelo registro de áudio e vídeo do evento.

A 19ª reunião da RMVale teve como principais pautas a instalação das Câmaras Temáticas de Saúde, Turismo e Defesa Civil, e a assinatura dos municípios da região, referente ao Termo de Adesão ao Programa Recomeço – que consiste no desenvolvimento de políticas públicas de saúde, assistência social, justiça, segurança e educação, todas voltadas para o atendimento integral aos usuários de drogas e seus familiares.

A assinatura do Termo de Adesão ao Programa Recomeço contou com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento Júnior, que esteve em Paraibuna para prestigiar a reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMVale, colocando-se à disposição dos prefeitos para ajudar os municípios com ações e projetos coordenados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social.

Segundo o prefeito de Paraibuna e presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMVale e Litoral Norte, Victor de Cássio Miranda (Vitão), o evento contribuiu para estreitar os laços entre os prefeitos e lideranças políticas da região. “Essas reuniões com os chefes dos poderes executivos municipais são muito importantes porque ao unimos forças conseguimos ter uma maior representatividade junto ao governo do Estado e o governo Federal, na hora de fazermos nossas reivindicações em benefício à população de cada município e da região como um todo”, afirma.

Durante o evento, o prefeito Vitão propôs aos seus colegas fazer um levantamento das principais demandas e necessidades da RMVale, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, para serem apresentadas aos pré-candidatos ao Governo do Estado de São Paulo, a fim de que o futuro governador atenda aos pedidos de melhorias para nossa região.

RMVale – saiba mais

A Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte possui 2 milhões e 400 mil habitantes e é a 12° Região Metropolitana do país em população e a terceira do Estado de São Paulo.

Nossa região é maior em população que os Estados do Acre, Rondônia, Amapá, Alagoas, Sergipe e Tocantins. O PIB é maior que o de 13 Estados Brasileiros.

É também a Região Metropolitana com o maior número de cidades turísticas. Na região estão 14 das 70 Estâncias Paulistas e outras cidades pleiteiam o posto de Município de Interesse Turístico, dentre elas está Paraibuna que foi elevada recentemente a esta categoria de MIT.

O Conselho de Desenvolvimento da RMVLN tem entre suas atribuições a arrecadação de receitas para investimento no desenvolvimento metropolitano, estabelecer metas, planos, programas e projetos de interesse comum aos municípios da região.