Home / Notícias / Conquista: Paraibuna agora oferece aos munícipes a oportunidade de fazerem o exame prático final para aquisição da CNH na própria cidade

Conquista: Paraibuna agora oferece aos munícipes a oportunidade de fazerem o exame prático final para aquisição da CNH na própria cidade

O prefeito de Paraibuna, Victor de Cássio Miranda, acompanhou na manhã desta quinta-feira (29), o exame prático de direção dos alunos da Auto Escola Satélite, sediada em Paraibuna. No total, 30 pessoas fizeram a prova, que é a última etapa do processo de primeira habilitação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O exame final aconteceu na rua Clóvis Faria Barbosa, próxima ao Caracol, na saída para a Rodovia dos Tamoios.

A paraibunense Gabriela Canela Camargo, 20 anos, foi uma das pessoas aprovadas na prova final. “Estou muito feliz por esta conquista e pela comodidade de ter feito esse exame prático na minha própria cidade, sem a necessidade de realizá-lo em São José dos Campos, com certeza isto facilitou bastante a vida da gente porque já conhecemos o percurso aqui em Paraibuna, que é um dos motivos para termos uma confiança maior na hora da prova”, afirma.

Para promover o exame prático, a Auto Escola Satélite contou com a presença de agentes da Superintendência do Detran de São José dos Campos responsáveis pela avaliação do teste prático dos alunos. Durante a prova final, os examinadores levaram em conta a habilidade e tranquilidade dos futuros motoristas, momento em que os aprendizes puderam mostrar o conhecimento adquirido na autoescola, como por exemplo, estacionar e se deslocar em via pública corretamente, dentre outros aprendizados importantes.

Segundo a proprietária da Auto Escola Satélite, Lúcia Escames, é muito gratificante realizar o sonho das pessoas na conquista da tão sonhada CNH. “Estamos em Paraibuna desde 2005. Nesses quase 14 anos no município tivemos a satisfação de formar 2.000 alunos, que adquiriram com méritos suas habilitações”, enfatiza.

Para conseguir a carteira nacional de habilitação, os alunos precisam fazer um curso que dura, em média, três meses, e que inclui exames de aptidão física e mental, curso de 45 horas/aula teóricas, provas teóricas, além de 25 aulas, dentre as quais 20 práticas e 5 em simulador para carros, e 20 aulas práticas para motos, antes dos candidatos participarem do exame prático final.

Dicas para quem fará o exame prático de direção:

1 – Procure se alimentar e descansar antes do dia da avaliação. É fundamental manter a tranquilidade e pensar positivo;

2 – Enquanto aguarda o início do teste, procure fazer uma revisão mental das etapas, relembrando as dicas do instrutor do CFC (Centro de Formação de Condutores);

3 – Lembre-se que a função dos examinadores não é reprovar, mas avaliar com base nos erros cometidos.

4 – Durante a avaliação, esteja concentrado e atento às instruções do examinador;

5 – Conduza o veículo com cautela e não tenha pressa para terminar o exame;

6 – Tenha em mente que, se o seu instrutor de autoescola te considerou apto para esta fase do processo, é porque você já conhece o conteúdo e está preparado para avaliação. O candidato que soma o conhecimento, concentração e tranquilidade, certamente terá sucesso na avaliação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.