Prefeitura de Paraibuna garante continuidade do serviço de microchipagem e castração de cães e gatos para 2023

A Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna realizou a primeira prorrogação do contrato firmado com a empresa Patas de Ouro para a realização da Campanha de Castração Gratuita de Cães e Gatos no Município, garantindo 1 mil procedimentos em benefício dos animais para o ano de 2023.

Serão realizados os serviços de identificação - através de microchipagem - e esterilização de cães e gatos de Paraibuna, por meio da Patas de Ouro Comércio de Produtos Veterinários LTDA, empresa especializada no ramo e vencedora da licitação para a prestação do serviço.

Todas as informações sobre a inscrição dos animais, bem como critérios para distribuição das vagas, serão divulgadas em momento oportuno através das publicações oficiais da Prefeitura Municipal de Paraibuna.

A distribuição das vagas segue os critérios estabelecidos pelo Decreto 3.806, que determina as proporções a serem adotadas, em cumprimento ao Contrato n° 0136/2021, celebrado entre a empresa Patas de Ouro e a Prefeitura, e define as normas a serem observadas para a implantação do RGA - "Registro Geral Animal" no município.

CAMPANHA 2022

Em 2022, por meio do Departamento Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, a Prefeitura promoveu 4 etapas da Campanha de Castração, garantindo a realização dos 1 mil procedimentos. O serviço, que é prestado gratuitamente a toda população paraibunense, teve grande procura por parte dos munícipes. Todas as castrações e microchipagens foram realizadas com sucesso, garantindo a saúde da comunidade e dos animais beneficiados, tanto da zona urbana quanto da zona rural de Paraibuna.

MICROCHIPAGEM

A microchipagem é um procedimento indolor para aplicação subcutânea de um dispositivo minúsculo. O microchip garante o registro de todos os dados do animal, como idade, condições de saúde, identificação do tutor e demais informações que se façam necessárias. A medida é eficaz contra o abandono de animais, garante a segurança de gatos e cães que possam estar perdidos e fornece todas as informações de saúde do animal para o melhor cuidado veterinário.

CASTRAÇÃO

A castração é considerada o meio mais eficaz para a redução populacional de animais que vivem nas ruas. Além disso, reduz consideravelmente as possibilidades de o animal apresentar diversas doenças, como o câncer de mama, infecção urinária e doenças sexualmente transmissíveis. Também pode auxiliar no controle da agressividade, demarcação de território e fugas.