Home / Notícias / Prefeitura promove mutirão contra o Aedes aegypti, nesta sexta (7), em áreas da região central da cidade

Agentes da Vigilância Epidemiológica de Paraibuna, vinculada ao Departamento Municipal de Saúde farão uma ação educativa e preventiva contra o Aedes aegypti, nesta sexta-feira (7), no período da manhã, desde a Avenida São José até a Vila de Fátima.

O mutirão tem como objetivo principal intensificar o combate ao mosquito transmissor da dengue e outras doenças. A equipe da Saúde realizará vistorias nas casas, visando a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti, além de orientar a população sobre os cuidados necessários contra o mosquito.

Sobre o Aedes aegypti

O mosquito da dengue (Aedes aegypti) também transmite chikungunya e o vírus zika. Mobilize sua família e elimine a água parada, ajudando, assim, a combater os focos que podem virar criadouro do Aedes aegypti.

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros.

Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada – ambiente propício para procriação do Aedes aegypti.

A pessoa picada pelo mosquito pode apresentar sintomas, como: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Em qualquer caso de sintoma busque por ajuda médica.

Alguns cuidados importantes:

• Tampe os tonéis e caixas d’água;
  •  Mantenha as calhas sempre limpas;
  •  Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
  •  Mantenha lixeiras bem tampadas;
  •  Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
  •  Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
  •  Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
  •  Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
  • Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;
  •  Limpe ralos e canaletas externas;
  •  Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
  •  Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;
  •  Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.