Home / Notícias / Primeira fase da duplicação do trecho de Serra da Rodovia dos Tamoios é liberada para o tráfego

Trecho do km 60,4 ao km 64,4 foi liberado nesta quinta (2)

Foi liberada ao tráfego, nesta quinta-feira (02/08), a primeira fase da duplicação do trecho de Serra da Rodovia dos Tamoios. Em um evento no km 61,5 da rodovia, em Paraibuna, o secretário de Logística e Transportes do estado de São Paulo, Mário Mondolfo, realizou a entrega do trecho.

O trecho vai do km 60,4 ao km 64,4. No local, foi implantada uma nova pista e conta também com uma ponte sobre a represa de Paraibuna, um viaduto e uma passagem inferior. Com investimento de R$ 204,5 milhões, as obras, iniciadas em abril de 2015, foram realizadas sob fiscalização da ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo.

Para o secretário, a redução nos números de acidentes fatais é um dos grandes benefícios da duplicação. “Só para se ter uma ideia, nós praticamente zeramos o número de acidentes fatais com a duplicação no trecho de Planalto e a gente acredita que ocorrerá o mesmo efeito no trecho de Serra, no qual há mais acidentes. Nós também teremos uma fantástica plataforma logística para a região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, porque nós teremos acesso ao Porto de São Sebastião em uma rodovia incrível”.

A previsão é de que cerca de 35 mil veículos trafeguem pelas novas pistas diariamente. A obra amplia a capacidade de fluxo da rodovia e aumenta a segurança viária. Para a execução da duplicação foram gerados 2.500 empregos diretos.

O evento também contou com a presença do prefeito de Paraibuna, Victor de Cássio Miranda, outras autoridades do município, representantes da Polícia Militar Rodoviária, ARTESP e Concessionária Tamoios.

Duplicação do Trecho de Serra da Tamoios. Principal intervenção do contrato de concessão, a duplicação do trecho de Serra está sendo executada entre Paraibuna e Caraguatatuba com previsão de entrega para 2020. Do total de 21,6 quilômetros de pistas (entre o km 60,4 e o km 82), cerca de 12,6 quilômetros são referentes a cinco túneis da obra – o maior deles com 5,5 quilômetros, o mais extenso do Brasil. A duplicação prevê, ainda, a instalação de um total de nove viadutos (aproximadamente 2,3 quilômetros), uma ponte e um pontilhão. Mais de 70% do tempo de obra da duplicação da Tamoios será gasto com a escavação de túneis. Os investimentos somam R$ 2,8 bilhões.

Concessionária Tamoios
(12) 3924-1196 / 9 9747-0542

REIVINDICAÇÕES DO GOVERNO MUNICIPAL

O prefeito de Paraibuna, Victor de Cássio Miranda, aproveitou seu discurso durante o evento na Rodovia dos Tamoios, especialmente pela presença do secretário estadual de Logística e Transportes, Mário Mondolfo, para solicitar ao governo do Estado a iluminação das passarelas de pedestres ao longo da rodovia e a construção de um acesso, no km 35, visando facilitar o trânsito da Tamoios em direção aos bairros do Capim D’angola e Ribeirão Branco e vice-versa.