Home / Notícias / Profissionais da UPA de Paraibuna participam de palestra sobre infarto agudo do miocárdio, ministrada pelo Dr. José Cláudio

O cardiologista paraibunense, Dr. José Cláudio Barbosa, atual diretor clínico da UPA – Unidade de Pronto Atendimento do Município ministrou uma palestra com o tema: Infarto Agudo do Miocárdio, destinada a médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, motoristas, entre outros profissionais que trabalham na UPA.

A palestra aconteceu no auditório da Casa da Agricultura, nesta quinta (25), às 19h30, e contou com a presença do Prefeito Vitão Miranda, do presidente da Câmara Municipal – vereador Rosemar do Prado “Popay”, e da equipe administrativa da Organização Social João Marchesi, responsável pela gestão da Unidade de Pronto Atendimento de Paraibuna.

A ação teve como objetivo central promover a atualização dos profissionais em relação aos pacientes com diagnóstico inicial de infarto agudo do miocárdio, para que a equipe médica da UPA saiba identificar de maneira rápida os sinais e sintomas da doença, interpretação do eletrocardiograma, análise correta do uso de medicamentos específicos para tratar o infarto, tudo para oferecer um atendimento ainda melhor a população.

Quem participou aprovou a iniciativa, como a farmacêutica Walquíria Ap. Gomes de Oliveira. “Achei essa capacitação bem válida, aliás, esta é a primeira vez que participo de uma palestra tão importante, nesses quase 18 meses de trabalho como farmacêutica da UPA. Com certeza a palestra nos trouxe novos conhecimentos para o dia a dia do nosso trabalho, uma motivação maior porque podemos interagir uns com os outros, o que acaba sendo uma experiência muito positiva”, declara.

Segundo o Dr. José Cláudio Barbosa, este foi o primeiro tema de um ciclo de palestras a serem realizadas. “Nosso objetivo é dar continuidade a esses cursos de capacitação e ministrar uma palestra a cada mês, sempre com temas escolhidos pelos participantes, como por exemplo, Parada Cardíaca – nosso próximo assunto a ser abordado, no mês de maio”, explica.

Para saber quais as causas e prevenção do infarto, acesse o link:

Palestra sobre AVC – Acidente Vascular Cerebral

O Dr. José Cláudio aproveitou para convidar os profissionais da Saúde de Paraibuna para participar da capacitação em Atendimento em Acidente Vascular Cerebral, que acontecerá na próxima terça (30/04), às 19h, no Auditório do Hospital Pio XII em São José dos Campos, com o renomado médico, Dr. Luís Eduardo Belini (Neurologista) – Chefe e Docente do Serviço de AVC do Hospital da PUC de Campinas/SP.