Home / Notícias / Projeto promovido na Escola ‘Irmã Zoé’ incentiva os alunos a terem o gosto pela leitura e pela escrita

A Escola Municipal de Educação Fundamental “EMEF Irmã Irene Alves Lopes – Irmã Zoé” realizou, na última sexta-feira (22), a apresentação dos projetos: Ler e Escrever, cujo mesmo é promovido em todas as escolas da rede municipal e consiste na exposição de trabalhos pedagógicos dos alunos; e o Estante Mágica – projeto que visa incentivar os estudantes a escreverem seus próprios livros e viverem a emoção de tornarem-se escritores mirins.

Esta é a segunda edição do evento lançado em 2018. Para realizar as atividades, a Escola Irmã Zoé contou com a parceria do Departamento Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, e da Fundação Cultural “Benedicto Siqueira e Silva”, que trouxe para o evento uma dupla de palhaços para divertir a criançada. “Temos uma parceria muita rica com os nossos apoiadores, em especial com a Fundação Cultural que sempre nos ajuda quando pedimos. Nossa ideia é inovar a cada ano e trazer outras opções de entretenimento para melhorar ainda mais o evento”, afirma a diretora da EMEF Irmã Zoé, Ana Flávia Nogueira.

As apresentações dos projetos – que aconteceram nos períodos da manhã e da tarde – também foram enriquecidas com a participação especial da turma dos “Doutores da Alegria”, que animaram o público presente.

Segundo os organizadores da ação, os projetos têm como objetivo principal incentivar os alunos a escreverem seus próprios livros. Só em 2018, início do projeto Estante Mágica na Escola Irmã Zoé foram mais de 200 livros elaborados pelos alunos dos períodos da manhã e da tarde. Neste ano não foi diferente, as crianças trabalharam tanto a parte da escrita, como também desenhos ilustrativos para comporem seus livros, que são custeados pelos próprios pais dos alunos”, explica.

ESTANTE MÁGICA – SAIBA MAIS

Desde quando foi criada, em 2009, a Estante Mágica tem como missão desenvolver a capacidade plena de leitura e escrita entre crianças de todo o mundo para que elas sejam protagonistas das suas próprias histórias, por meio de uma plataforma de projetos pedagógicos que transforma alunos em autores de seus próprios livros. Saiba mais, acessando o endereço eletrônico: http://www.estantemagica.com.br

Para Alessandra Basílio, mãe da aluna Stefanie Basílio Nogueira, o projeto da Estante Mágica é um grande incentivo para os alunos e ajuda no desenvolvimento intelectual das crianças. “Acho a ideia maravilhosa, pois esse projeto ajuda a criança a ter mais vontade de estudar, desenvolve melhor a mente da criança em ter mais foco nos estudos, e foi justamente isto que aconteceu com minha filha, ela se dedicou bastante na elaboração de sua história e, por isso, estou muito orgulhosa dessa conquista dela como escritora mirim”, afirma.

Segundo a direção da escola Irmã Zoé, o objetivo é continuar incentivando os projetos educativos para que um número maior de alunos estejam envolvidos e tenham o interesse de participar dessas e outras atividades enriquecedoras em benefício ao currículo escolar.