Home / Notícias / Vestibular da Univesp em Paraibuna acontece no próximo domingo (01/12), na E.E. Coronel Eduardo

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) realizará a prova do Vestibular 2020, no dia 1º de dezembro (próximo domingo), às 13h, na Escola Estadual Cel. Eduardo José de Camargo, em frente ao Fórum da cidade. Os candidatos inscritos devem chegar preferencialmente com 1 hora de antecedência.

A lista completa dos locais de provas está disponível em: vestibular.univesp.br. O gabarito oficial será divulgado no dia 02/12/2019, no site do vestibular.

Serão oferecidos seis cursos, com duas áreas básicas de ingresso, via vestibular. As Licenciaturas em Letras, Matemática e Pedagogia e os voltados ao eixo de Computação: Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados e Engenharia de Computação.

Segundo o presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo, os alunos do eixo de Computação, farão a opção entre os três cursos, após um ano e meio: Bacharelado em Tecnologia da Informação, Ciência de Dados e Engenharia de Computação, que teve a grade reformulada. “Para esse processo seletivo, seguimos o parecer 266/2011 do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC), que normatiza o BTI. O aluno terá a possibilidade de se formar em três anos, como bacharel de Tecnologia da Informação, se continuar por mais um ano, será um cientista de dados e se prosseguir por mais dois, se forma engenheiro”, explica.

O presidente da Univesp ainda destacou “O setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) foi responsável por 7% do PIB de 2018 e gerou 43 mil novos postos de trabalho. De acordo com relatório da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a área demandará 420 mil novos empregos até 2024”, concluiu.

Os ingressantes nas Licenciaturas, como no vestibular passado, cursarão um ano de ciclo básico, com opção de habilitação a partir do 2º ano em: Letras, Matemática e Pedagogia. “O estudante terá mais flexibilidade para a escolha, melhor entendimento de seu itinerário formativo, além de ter a integração com graduandos de outras habilitações, o que contribuirá para sua formação e no desenvolvimento de projetos integradores multidisciplinares”, afirma o presidente.

Cursos

Os cursos, totalmente gratuitos, são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessam material didático, bibliotecas digitais e tiram dúvidas do conteúdo com tutores e facilitadores. Já os polos são espaços físicos, onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas e discussões em grupo. No local, também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e o esclarecimento de dúvidas. Por ser uma universidade pública, todas as videoaulas também podem ser acessadas pelo canal de youtube: https://www.youtube.com/user/univesptv

Saiba mais sobre os cursos, acessando: univesp.br/cursos

CRONOGRAMA DO VESTIBULAR – 2020

• Inscrições: das 15h do dia 15/10 às 15h de 14/11
  • Isenção e redução de taxa: das 15h de 15/10 às 15h de 18/10
  • Resultados da redução e isenção: 25/10
  • Divulgação dos locais para as provas: 28/11
  • Aplicação da prova objetiva e redação: 01/12/2019, às 13h
  • Divulgação do gabarito no site do vestibular: 02/12/2019
  • Resultado da Prova: 20/01
  • Matrícula 1ª chamada: 27/01 a 28/01/2020
  • Matrícula 2ª chamada: 03/02/2020 a 04/02/2020
  • Matrícula 3ª chamada: 10/02/2020 a 11/02/2020
  • Início do período letivo: fevereiro de 2020

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Entre seus principais parceiros, destacam-se o Centro Paula Souza (CPS) e as universidades USP, Unesp, Unicamp. A Univesp conta com mais de 31 mil alunos matriculados e está presente em 350 polos do Estado, localizados em 312 municípios, mais de 47% do território paulista. São oferecidos os cursos de Tecnologia em Gestão Pública, Engenharias de Produção e Computação, Licenciaturas em Biologia, Química, Física, Matemática, Pedagogia e Letras e os novos, Bacharel em Tecnologia da Informação e Ciência de Dados. Os cursos da instituição são realizados em ambiente virtual, que garante a interação do estudante com o tutor, além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e os conteúdos pedagógicos.

Fonte: UNIVESP