Alunos do curso Técnico em Turismo Receptivo da ETEC de Paraibuna participam de visita técnica no município

Objetivo da aula de campo foi capacitar os futuros profissionais a entenderem as dinâmicas de trabalho em atividades relacionadas ao atendimento e hospitalidade.

Alunos do curso Técnico em Turismo Receptivo da ETEC de Paraibuna participam de visita técnica no município

No último sábado (05), os alunos do curso de Técnico de Turismo Receptivo da ETEC SJC Professora Ilza Nascimento Pintus” (Extensão Paraibuna) participaram de uma visita técnica em dois locais ligados ao turismo e a história do município: Espaço Paraíso da Serra, local utilizado para locação de eventos, como aniversários, casamentos, etc., situado na Rodovia Prof. Alfredo Rolim de Moura, bairro das Pitas; e no casarão da fazenda do ex-prefeito de Paraibuna, Luiz de Gonzaga Santos (Luizinho), localizado na estrada das Laranjeiras.

A visita – que foi acompanhada pelo coordenador do curso Técnico de Turismo Receptivo da ETEC em Paraibuna, professor Sílvio Pasin, e a professora Ariadne Cardoso – teve como objetivo fazer com que os alunos vivenciassem na prática algumas matérias aprendidas em sala de aula, como a FTH – Fundamentos do Turismo e da Hospitalidade, e TASH – Técnicas de Atendimento do Setor de Hospedagem. “Fomos muito bem recebidos nos locais visitados, uma grande oportunidade por meio da qual nossos alunos puderam entender um pouco mais sobre turismo”, ressalta Sílvio Pasin.

Segundo uma das participantes do curso, Márcia Lúcia Leal Campos, foi uma experiência muito válida. “Em primeiro lugar, a Estância Turística de Paraibuna nos encanta com seus atrativos turísticos, como os belos casarões históricos, no Centro da cidade. Paraibuna tem uma rica cultura, recursos naturais e belíssimas paisagens. A visita técnica contribuiu muito para esse nosso aprendizado. Tivemos a oportunidade de ver como funciona uma pousada, o que ela oferece aos turistas, foi bem gratificante o trabalho”, ressalta.

Ainda de acordo com Márcia, ela destacou a expectativa com o curso da ETEC no município. “Eu já trabalhei em eventos, mas nunca tive a oportunidade de fazer um curso relacionado ao turismo, estou gostando bastante da experiência dessa qualificação. Acredito na Estância Turística de Paraibuna e vejo o curso de Turismo Receptivo como uma ótima oportunidade do meu desenvolvimento profissional, depois de formada pretendo trabalhar na área. Agradeço ao Centro Paula Souza, uma instituição séria que conta com excelentes professores, ao prefeito de Paraibuna, Victor Miranda, pelo apoio, ao nosso coordenador, Silvio Pasin, aos professores da ETEC que são nota mil, e aos meus colegas de sala”, complementa.

A colega de Márcia, Alessandra Lopes, também elogiou à qualidade do curso de Técnico de Turismo Receptivo da ETEC na cidade. “O curso tem sido uma grande experiência não só para mim, mas para todos os participantes. Os professores são excelentes, assim como o nosso coordenador, Prof. Sílvio, que tem nos ajudado muito a esclarecer nossas dúvidas”, salienta.

Alessandra concluiu, destacando: “Temos estudado assuntos muito importantes com 100% de aproveitamento em relação ao primeiro módulo, entre eles: hospedagem, hotelaria, recreação, geografia geral do Vale do Paraíba, ética e moral. Além de aprendermos em sala de aula as matérias teóricas temos tido a oportunidade de participar de atividades fora da sala de aula, como essas visitas técnicas em pontos turísticos da nossa cidade e de outros locais, isto agrega muito no nosso currículo profissional, contribuindo para ampliar nossos conhecimentos técnicos e o desenvolvimento tanto profissional como pessoal também”.

Segundo a ETEC (Extensão Paraibuna), a previsão é que outras visitas técnicas sejam promovidas pela instituição de ensino, sempre supervisionadas por professores do curso.

Fotos: ETEC Paraibuna

Saiba mais sobre o curso de Técnico de Turismo Receptivo da ETEC na cidade pelo link:

https://www.paraibuna.sp.gov.br/noticias/primeira-turma-de-tecnico-de-turismo-receptivo-da-etec-paraibuna-inicia-o-curso-com-boa-perspectiva