Departamento de Turismo realiza projeto de sinalização turística e urbana
Comtur foi convidado a participar da apresentação

O Departamento Municipal de Planejamento, Gestão e Turismo, da Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna, realizou um projeto de placas de sinalização turística e urbana. O Comtur (Conselho Municipal de Turismo) foi convidado para participar da apresentação que aconteceu no Paço Municipal.
Participaram do encontro o prefeito Victor Miranda, os integrantes do Comtur, presidente Sandra Claro, vice-presidente Paulo Eduardo Scarpa e Ronnie dos Santos, e a turismóloga do município, Fernanda Hirata.
O principal objetivo do projeto é garantir a identificação dos atrativos turísticos da cidade, além de outros referenciais, como locais de hospedagem, igrejas, capelas, cachoeiras e melhores rotas de percurso.
A turismóloga explicou que as placas localizadas em frente aos pontos turísticos terão um QR Code – código de barras que é digitalizado pela câmera do celular e apresenta diversos dados – com informações históricas e relevantes. “Queremos que os turistas e moradores da cidade tenham acesso a uma informação de qualidade a respeito dos nossos atrativos. Para quem desejar conhecer a história, nós queremos oferecer essa possibilidade.”
O prefeito Victor Miranda contou que fez questão de acompanhar a realização de todo projeto e destacou a importância da participação do Comtur nesse processo de criação. “Revisamos diversas vezes e queremos ouvir mais pessoas. Esse encontro é necessário para que possamos conversar sobre as possibilidades e a visão que todos têm.”
Além das placas de sinalização, o projeto engloba, também, placas específicas para números de emergência e de orientação em locais que podem apresentar algum risco, como é o caso de cachoeiras. “Este é um projeto de utilidade pública, pensado em todos os perfis de turistas e moradores”, ressaltou o prefeito.
Paulo Eduardo Scarpa contribuiu com diversas informações com base nas experiências que ele possui, e concluiu avaliando o projeto apresentado. “Essa iniciativa conseguiu atingir seu principal objetivo, que é sinalizar muito bem e indicar rotas de acesso aos principais atrativos da nossa cidade.”
Sandra Claro disse que uma das principais metas do Comtur era contribuir para a correta e eficaz sinalização da cidade. “Muitas vezes, os próprios moradores de Paraibuna não visitam pontos turísticos da cidade, então as placas têm essa importante função de orientar não somente os turistas, mas inclusive os paraibunenses.”
Para finalizar, o Chefe do Executivo explicou que o projeto ainda passará por algumas revisões e que o intuito é expandir. “Esta é a primeira etapa de um trabalho que terá continuidade. Queremos ampliar a sinalização e os locais que receberão as placas.”