Prefeitura de Paraibuna promove ações de prevenção às queimadas no mês de proteção às florestas

Prefeitura de Paraibuna promove ações de prevenção às queimadas no mês de proteção às florestas

Em alusão ao Dia Nacional de Proteção às Florestas, celebrado em julho, a Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna realizou ações de conscientização e prevenção a incêndios em áreas naturais do município. A iniciativa incluiu a distribuição de panfletos informativos com orientações sobre os riscos das queimadas, formas de prevenção e a importância da preservação ambiental, especialmente durante o período de estiagem.

Além da campanha educativa, equipes municipais realizaram a limpeza do aceiro no entorno do Parque Natural Municipal Dr. Rui Calazans de Araújo (Parque do Fundão), medida essencial para dificultar a propagação do fogo e proteger a unidade de conservação. O parque abriga um importante remanescente de Mata Atlântica, bioma de grande biodiversidade e relevância ambiental.

A Prefeitura reforça que a prevenção é a melhor forma de combater os incêndios florestais e orienta a população a comunicar imediatamente os órgãos competentes em caso de queimadas ou focos de incêndio.

Cuidar das florestas é preservar a vida, garantir o equilíbrio ambiental e proteger o patrimônio natural de Paraibuna para as futuras gerações.