Novo ícone no site da Prefeitura facilita acesso ao Serviço de Informação ao Cidadão e a Ouvidoria Digital
Ação visa melhorar o atendimento aos munícipes e demais usuários em suas solicitações.
Com o objetivo de dar maior visibilidade ao sistema eletrônico do e-Sic (Serviço de Informação ao Cidadão) e ao e-Ouve (Ouvidoria Digital), a Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna inseriu um banner em destaque na parte superior do site oficial do município: www.paraibuna.sp.gov.br, para facilitar o acesso a ambos os sistemas à população paraibunense e demais usuários.
De acordo com o Governo Municipal, é importante que os cidadãos tenham melhores condições de uso no acesso à informação e também das demandas dirigidas à Ouvidoria Geral do Município, setor responsável por atender e acompanhar as reclamações, denúncias, elogios e sugestões dos usuários para promover uma maior interação entre a população e a administração municipal.
Ainda segundo a Prefeitura, Paraibuna conta com os serviços da Webnets – empresa contratada pelo município e responsável pela disponibilização do E-SIC e E-OUVE, plataformas online que tem viabilizado o atendimento as necessidades de tramitação e gestão dos requerimentos de serviços de acesso a informação. Ambas as ferramentas oferecem aos usuários do site maior comodidade, agilidade e transparência na busca por informação.
Especializada em oferecer soluções digitais para o poder público com a mais alta tecnologia, aliada a segurança e ao desempenho, a Webnets também conta com o chamado User Experience (ou experiência do usuário, em português), área do design que vai além dos aspectos visuais de uma plataforma, garantindo que ela seja, de forma geral, simples, intuitiva e mais interessante de ser utilizada pelo usuário; além do Cloud Computing (computação em nuvem), forma utilizada para facilitar os processos das empresas. Na teoria, significa maior mobilidade e integração de sistemas, permitindo aos servidores públicos municipais acessarem dados ao mesmo tempo por meio da internet, o que torna suas operações mais colaborativas e sem fronteiras.
Para o controlador geral do município, João Paulo de Lima Freitas, aprimorar os meios de acesso à informação ao cidadão é uma forma de interagir mais com a população e incentivá-la a ser mais participativa e beneficiária dos serviços públicos disponibilizados pela Prefeitura. “Paraibuna é uma cidade de pessoas simples e nem todas têm um grau elevado de conhecimento em tecnologia, por isso a importância de oferecermos melhores condições no acesso a informação, visando facilitar esse contato e essa aproximação com os munícipes, pois sempre têm pessoas que não sabem como obter a informação ou encontram dificuldades no acesso a ela”, explica.
Segundo Freitas, a transparência em qualquer área da sociedade, ainda mais no setor público deve ser vista sempre como uma prioridade. “Termos uma boa comunicação com o cidadão é uma cobrança contínua do Tribunal de Contas do Estado, que questiona se as ações do poder público são divulgadas, estão disponíveis, todo mundo sabe, tem conhecimento, então para o Tribunal o importante é isso, a divulgação do que está sendo feito e o que pode ser melhorado para ajudar os cidadãos em suas solicitações, seja no serviço de informação ao cidadão ou na ouvidoria digital”.
O controlador geral da Estância Turística de Paraibuna destacou, ainda: “Quem entra no site da prefeitura, se pergunta: preciso fazer uma reclamação, uma denúncia, mas não sei qual caminho seguir, por isso a necessidade de facilitarmos esse caminho, que é um ganho para todo mundo porque muitas vezes a reclamação ou a dúvida do cidadão não chega ao conhecimento da Prefeitura ou a quem deveria chegar para tentarmos resolver os problemas apontados pelos munícipes”.
NOTA SOBRE O E-SIC
O Serviço de Informação ao Cidadão (e-Sic) da Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna está disponível para atendimento ao público, conforme Decreto Municipal nº 3.819/2013, em atendimento ao art. 9º da Lei 12.527/2011.
Através desse serviço o cidadão pode solicitar informações, orientar o público quanto ao acesso às informações, tramitação de processos, orientação quanto a protocolo de documentos e requerimento.
Esta ferramenta tem por objetivo garantir a todos os cidadãos o acesso à informação pública. Os pedidos de informação poderão ser efetuados pelo sistema e-SIC (Sistema Eletrônico do SIC), disponível no site da Prefeitura, por meio do link: https://eouve.com.br/#/sic
VEJA OUTROS MEIOS DE ACESSO À INFORMAÇÃO:
Além de contarem com o E-SIC e o E-OUVE (https://eouve.com.br/#/) no atendimento de suas solicitações, os usuários também têm outras maneiras para obter informação, descritas abaixo:
- Atendimento presencial, no setor de Comunicação e Ouvidoria (piso superior do Paço Municipal), de segunda a sexta, das 8h às 13h, e das 14h às 17h;
- Telefone: (12) 3974-2080, ramal nº 06;
- E-mails:
[email protected]; [email protected] - WhatsApp: (12) 9 8190-1845;
- Aplicativo e-Ouve.
APP E-OUVE
Com o objetivo de facilitar também o acesso da população paraibunense à Ouvidoria Municipal, a cidade conta com os serviços de um aplicativo de celular muito prático e de fácil utilização chamado e-Ouve – um canal disponibilizado pela Prefeitura para que os munícipes nos ajudem a construir uma cidade melhor para todos. Baixe o app e-Ouve no Google Play ou App Store.
COMO ABRIR UM CHAMADO NO E-OUVE
Assim que baixar o aplicativo e-Ouve, escolha o estado de São Paulo e depois clique em Paraibuna. Faça um rápido cadastro, com campos obrigatórios de nome, bairro, telefone, CPF, e-mail e senha. Escolha o departamento em que deseja abrir o chamado. Preencha os dados e, se tiver, adicione fotos e vídeos. A partir daí, será possível acompanhar o andamento da solicitação pelo aplicativo ou página do e-Ouve, no site da Prefeitura.