Abertura da festa dos 356 anos de Paraibuna é marcada por homenagens; comemoração segue até domingo

A tradicional festa de aniversário de Paraibuna teve início na sexta-feira (10) com shows, comidas típicas, alegria de moradores e visitantes, e também homenagens.

Após 2 anos sem poder ser realizada de forma presencial em virtude da pandemia da Covid-19, a Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna retomou as comemorações em grande estilo. A festa, que se estende por 10 dias, é marcada pela celebração dos 356 anos da cidade.

A abertura oficial aconteceu na Praça Manoel Antonio de Carvalho (Largo do Mercado), principal local do evento, com a abertura da 25ª Feira de Turismo “José Benedicto Vilhena”. Moradores e turistas já aproveitavam a festa com show da cantora paraibunense Rafa Lobo, além das barracas da gastronomia caipira.

Após a solenidade de abertura, a festa teve continuidade com o show da Banda da Polícia Militar. Em seguida, as festividades tiveram sequência com o show da violeira Adriana Farias.

ABERTURA OFICIAL

Às 20h30, reuniram-se no palco o prefeito Victor Miranda; vice-prefeito José Machado de Araújo Filho; Presidente da Câmara Municipal, vereador Ronaldo José Fonseca; Diretora do Departamento de Planejamento, Gestão e Turismo, Solange Barbosa; Diretora do Departamento de Administração e Finanças, Leila Lopes Sales Rangel; Diretor do Departamento de Serviços Municipais, Sergio Neves; Diretor do Departamento de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Danilo Canepelle; Diretora do Departamento de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Maria Benedita de S. Rodrigues dos Santos, Diretor do Departamento de Saúde, Benedito Rômulo Fonseca Junior; Diretor do Departamento de Assistência Social, Diego Luiz da Silva Pereira; Chefe de Gabinete, Professora Helô; e o Presidente da Fundação Cultural Benedicto Siqueira e Silva, Marcio Mayo.

Estiveram presentes também os vereadores André Sampaio "Baby", Cícero Fabiano, Edson França, Tales Vitório, Janaína Santos Silva, Diego Machado de Araújo e Raian Brega de Araújo.

HOMENAGENS

A primeira homenagem foi entregue a Silvana Santos Chuluck, empresária do ramo de supermercado instalado há vários anos na cidade, gerando empregos e renda às pessoas. Durante o período da pandemia, auxiliaram no atendimento social, repassando inúmeras cestas básicas ao município.

Em seguida, foi homenageado o Capitão da Polícia Militar, Fábio José Santos. Ele é o responsável pela Companhia da Polícia Militar de Paraibuna. Executa os trabalhos operacionais da Atividade Delegada, participa e auxiliou na formação do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), e participou da elaboração do projeto das câmeras de monitoramento formando o Cinturão Eletrônico do município.

Foi homenageado também o Diretor Presidente da Tamoios, Marcelo Stachow Machado da Silva. Suas ações têm tratamento harmônico no relacionamento e atencioso às demandas municipais, buscando sempre conciliar os compromissos da concessionária com apoio às cidades cortadas pela rodovia dos Tamoios. Além disso, promove apoio para melhoria das estradas rurais, sinalização para identificação dos bairros e diversos projetos e pleitos municipais.

O próximo homenageado foi o prefeito Victor Miranda, que com retidão, respeito, humildade e amor governa o município em um trabalho incansável. Paraibuna agradece sua gestão empreendedora e vanguardista que eleva o município a categorias sempre sonhadas.

A Família Pedro Vilhena também recebeu homenagens, que, em união, trabalham para uma sociedade de paz e prosperidade, observando as características da cidade, empreendendo para o seu desenvolvimento de forma organizada e sustentável.

O Sargento da Polícia Militar, Luiz Antonio de Souza, recebeu homenagens pelo empenho e profissionalismo desempenhado na carreira da Polícia Militar no município.

Também foi homenageada Braulina Freitas Vilhena, que com protagonismo e proatividade vem desempenhando um trabalho significativo em Paraibuna.

O ex-prefeito Antonio Marcos de Barros foi reconhecido durante a abertura oficial. Ele honrou a vida pública e alavancou o desenvolvimento de nosso município em sua jornada política.

Em seguida, a Família Dona Maria Rangel recebeu homenagem por proporcionar à população a satisfação de degustar da cultura, da simplicidade e do amor ao próximo. O empreender da família potencializa o ser paraibunense e faz os munícipes mais orgulhosos de sua terra e tradições.

Cleide Pivotti e Mathilde Bertoldo foram homenageadas pelos préstimos realizados no município, a colaboração para elaboração do Plano Municipal de Turismo, projeto este tão importante para elevação da cidade à Estância Turística.

E, por fim, foi homenageada Janaína Santos Silva, representante feminina do Legislativo de Paraibuna, por seu trabalho na Câmara Municipal, ao trabalho desenvolvido junto ao Fundo Social de Solidariedade e o apoio incondicional que vem dando à administração do Prefeito Victor Miranda.

PROGRAMAÇÃO

A festa continua até domingo, dia 19, com muitas opções de shows, culinária e com a Feira de Turismo, que tem como objetivo apresentar as atrações turísticas e culturais da Paraibuna Chão Caipira.. Outra atração que encanta, principalmente as crianças, é a Fazendinha “Biju Vilhena”, que oferece passeios gratuitos em charrete e exposição de animais.

O último dia de festa é marcado pela Cavalaria de Santo Antonio, às 11h. A concentração começa às 9h no Bosque Municipal, que fica na Rua Telmo Arnault. Logo após, haverá o tradicional “afogado”, iguaria típica da culinária caipira, no ginásio municipal de esportes “Monsenhor Benedito Mário Calazans”. Segundo o Governo Municipal, toda renda do “afogado” será revertida em prol do ‘Natal da Criança Paraibunense’, em dezembro.