Acidente aéreo ocorrido em Paraibuna, em 1962, é tema de reportagem da TV Band Vale
Moradores da cidade, que concederam entrevistas à equipe da Band, relataram os detalhes do acidente na região do bairro da Grama, zona rural do município.
Uma equipe da TV Band Vale esteve na Estância Turística de Paraibuna para gravar uma matéria sobre o desastre aéreo ocorrido no município, no dia 26 de novembro de 1962, envolvendo duas aeronaves – um Saab 90 Scandia da VASP e um Cessna 310 particular – que após colidirem no ar e explodir, caíram em um vale alagadiço na região do bairro da Grama, zona rural do município, matando todos os 26 passageiros e tripulantes das duas aeronaves.
No vídeo da reportagem, é exibido o exemplar de um jornal impresso da época (Jornal do Brasil) falando sobre o acidente e destacando algumas peças que caíram das aeronaves e se tornaram relíquias, entre elas o pneu do avião de maior porte, da VASP, guardado - desde então - por um morador da região onde aconteceu a queda.
Essa tragédia da década de 1960 faz lembrar outra recente em solo paraibunense, coincidentemente na mesma região onde caiu o helicóptero com quatro pessoas a bordo, que saiu do Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, no dia 31 de dezembro (Feriado de Ano Novo), com destino à Ilha Bela, no Litoral Norte, e ficou desaparecido por 12 dias, até ser encontrado pela equipe do helicóptero Águia 24 da Polícia Militar, no dia 12 de janeiro. Todos os ocupantes da aeronave não conseguiram sobreviver à queda e morreram no local, numa plantação de eucalipto na região do bairro do Lajeado, zona rural de Paraibuna.
Para assistir à reportagem da TV Band Vale, exibida no Band Cidade 2ª Edição (15/01/2024), acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=vCNgJXfprIE (O vídeo da matéria começa a partir dos 6 minutos e 22 segundos).
Fonte: Wikipédia / TV Band Vale