Alunos de Paraibuna finalizam curso de pratos light e diet oferecido pelo Sebrae

Terminou na última sexta-feira (30), o curso de capacitação de preparo e venda de pratos diet e light oferecido pelo Sebrae, em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna, por meio do Departamento Municipal de Assistência Social – Cras (Centro de Referência da Assistência Social).

O prefeito Victor Miranda prestigiou os alunos e incentivou que continuem se qualificando para o mercado de trabalho. “Esta é uma oportunidade gratuita que se abre para nossos munícipes, por meio do Sebrae, em parceria com o Senac. Convidem os amigos e familiares quando as inscrições foram anunciadas para os próximos cursos. Estamos trabalhando para trazer muitos outros e contamos com a participação de vocês.”

O professor de gastronomia e confeitaria do Senac de Taubaté, Ricardo Amâncio, explicou que o curso foi desenvolvido com foco em uma alimentação mais saudável e balanceada. “Todos os pratos são elaborados para uma nutrição menos calórica. São receitas salgadas e doces, pensando em um cardápio diferenciado.”

Ricardo destacou que todas as receitas levam ingredientes comuns, que podem ser encontrados em qualquer supermercado. “Além disso, trabalhamos com opções de substituição, ou seja, os alunos podem diferenciar o prato e ainda pensar em alternativas mais acessíveis.”

O docente ainda elogiou as instalações da Cozinha em Paraibuna, onde os cursos são realizados. “O local tem toda estrutura, equipamentos, utensílios. Atende a todos os padrões de exigência do Senac e às nossas necessidades.”

Os alunos foram divididos em 2 grupos e desenvolveram, cada um deles, de 3 a 4 receitas por aula, praticando o cooperativismo. Além do módulo de prática, os alunos também participaram do módulo de gestão, que é ministrado pelo Sebrae.

A aluna Beatriz de Lima, de 31 anos, contou que este foi o primeiro curso de gastronomia e culinária que ela fez. Ela disse que, durante o período de isolamento da pandemia, comercializou pães e bolos e, agora, gostaria de aprender receitas diet e light. “Passei por um processo de perda de peso e emagrecimento, então eu precisava aprender para cozinhar para minha família e melhorar nossa alimentação.”

Beatriz acredita que a demanda por produtos diet e light está crescendo. “Existe a procura e é muito difícil de encontrar esses produtos. Inclusive para pessoas diabéticas, isso não é questão de estética, e sim de saúde.”

O diretor de Assistência Social, Henrique Veneziani, parabenizou os alunos e ressaltou a importância dos cursos profissionalizantes. “Estar bem preparado é fundamental. Este curso permite que vocês até mesmo trabalhem com a culinária, garantindo uma renda extra ou mesmo um trabalho fixo.”