Biblioteca Municipal agora conta com o trabalho de um biblioteconomista aprovado no concurso da Prefeitura

Aprovado em 2º lugar no Concurso Público 01/2019 da Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna, o biblioteconomista Felipe Martins Silva Baginski tomou posse do cargo após ter sido convocado para atuar à frente da Biblioteca Municipal Professora Maria Adalgisa Camargo Vieira (Dona Cotinha).

O novo servidor público do município – formado em Biblioteconomia pela Faculdade Claretiano (Polo de São José dos Campos) – morava até pouco tempo atrás em Pindamonhangaba e precisou se mudar para Paraibuna para encarar o desafio de ser o responsável pela Biblioteca Municipal da cidade, depois do local ter ficado um período sem poder contar com esse tipo de profissional.

Felipe Baginski explicou um pouco os ofícios da profissão. “O biblioteconomista, na verdade, não trabalha só na biblioteca, a principal função do profissional é organizar a informação independentemente de onde ela esteja, seja numa biblioteca ou no arquivo de uma empresa. Onde tem um biblioteconomista a informação fica mais fácil de ser encontrada; em nossa profissão a gente tem uma matéria na qual estudamos os usuários para entender o que precisam e satisfazer as necessidades dos diferentes tipos de públicos atendidos, então, quando não tem um profissional com esse perfil nem sempre a informação está no lugar correto ou acessível para o usuário como deveria estar.” 

Baginski elogiou a estrutura da biblioteca pública de Paraibuna. “Gostei do local que fica bem localizado, no Centro da cidade, e oferece um bom espaço, incluindo a área nos fundos do prédio, onde é possível desenvolvermos eventos e diversas atividades ao público. O acervo da Biblioteca Municipal também é bem diversificado e atualizado, o que facilita bastante o trabalho de pesquisa, principalmente dos jovens, ainda mais nessa era da internet, por isso é sempre importante podermos contar com livros atuais para enriquecer o acervo disponível aos usuários.”

De acordo com o Governo Municipal, a contratação do biblioteconomista – via concurso público – tem como objetivo atender as necessidades de melhorias na organização geral da Biblioteca Municipal para melhor atendimento de estudantes e do público em geral, incluindo as crianças que podem contar com um espaço especialmente dedicado a elas.

O novo biblioteconomista da Prefeitura aproveitou para ressaltar a expectativa do seu trabalho no município. No campo pessoal, gostei de vir pra cá porque Paraibuna é uma cidade menor e eu gosto de cidade pequena; eu morava em Pinda e lá já está uma cidade muito grande; no âmbito profissional, a ideia é agregar e melhorar a biblioteca do município e trazer inovação, principalmente, buscando modernizá-la para atrair mais a atenção do público, por meio do apoio da Prefeitura e, quem sabe, até mesmo de instituições parceiras”, salienta.

Espaço Kids

Disponível para usuários de todas as idades, a Biblioteca Municipal da Estância Turística de Paraibuna disponibiliza, também, um acervo especialmente voltado para o público infantil, incluindo brinquedos educativos para um melhor entretenimento das crianças, além de atividades recreativas, contação de histórias e de incentivo à prática da leitura.

A Biblioteca Municipal está localizada na Rua Coronel Marcelino, nº 130, Centro, e fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Importância dos biblioteconomistas além da organização

Segundo informações do site posestacio.com.br, o trabalho de um biblioteconomista vai muito além da organização de livros. O profissional é peça fundamental de articulação e mediação cultural, lidando com informações que possibilitam o fomento à democratização do acesso ao conhecimento e às várias formas de informação. Além disso, essa profissão exerce grande influência nos diversos estágios de formação do ser humano, desde a educação infantil até a maioridade e emancipação do conhecimento.