CESP e Defesa Civil iniciam instalação de placas de sinalização do Plano de Ação e Emergência da UHE Paraibuna

A Companhia Energética de São Paulo (CESP) – em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna, por intermédio da Defesa Civil do Município – inicia, a partir do dia 13 de novembro a instalação de 181 placas orientativas e de sinalização na região denominada como Zona de Autossalvamento/ZAS, inserida no Plano de Ação e Emergência/PAE da UHE Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera), que direcionam aos 24 pontos de encontro, previamente determinados.

Com a instalação das placas, a comunidade pode se orientar e conhecer as rotas a serem adotadas, no caso de uma situação hipotética de emergência. Importante destacar que todas as rotas foram pré-estabelecidas e validadas pela Defesa Civil e direcionam a comunidade para locais denominados pontos de encontro.

“Essa é mais uma ação do nosso Plano que vem sendo implementado desde o início de 2023, porém destaco que a Usina Porto Primavera se mantém segura e seguindo todos os procedimentos operacionais de forma normal. Ressalto também que a operação é totalmente monitorada 24 horas por dia, sete dias por semana”, explica Álefe Carmo, Engenheiro Civil responsável pela implantação do Plano.

Danilo Caneppele, diretor de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Paraibuna, e Coordenador da Defesa Civil Municipal destaca que o projeto mobilizou todos os departamentos do município. “Foram realizadas várias reuniões ao longo do ano para desenvolvermos com a CESP as melhores formas de apresentarmos à nossa comunidade a importância das placas. Desde o primeiro momento, o Departamento de Planejamento, Gestão e Turismo apresentou nossa preocupação com os turistas, que resultou na fixação de cartazes informativos pela cidade e um trabalho em conjunto com a Fundação Cultural. Mobilizamos também os agentes do Departamento de Trânsito na fixação destes cartazes e as equipes do Departamento de Saúde participaram da entrega de panfletos informativos na região da ZAS. O Departamento de Educação também está envolvido, participando da sensibilização em todas as escolas das redes municipal e estadual”,  descreve.

O PAE/ Plano de Ação de Emergência está previsto na Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), que estabelece uma série de diretrizes para garantir a segurança das barragens e das comunidades localizadas em seu entorno. Entre as medidas, estão os procedimentos a serem adotados em eventuais situações emergenciais, priorizando a segurança de todos, preservação do meio ambiente e do patrimônio cultural.

A instalação das placas ocorrerá em horário comercial com previsão para ser concluída até o próximo dia 24, neste mês. Mais informações sobre a ação, dúvidas ou sugestões, podem ser encaminhadas para a CESP por meio do canal de atendimento pelo WhatsApp Diálogo Aberto (011) 93032-6699. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Fonte: CESP