Corpo de Bombeiros atua em conjunto com Defesa Civil de Paraibuna para validar projeto de sinalização orientativa
Ação tem por objetivo cumprir a Política Nacional de Segurança de Barragens, tornando a vida das pessoas que vivem ou visitam a área de influência do reservatório de Paraibuna mais segura.

Na etapa de operacionalização do Plano de Ação de Emergência – PAE da UHE Paraibuna, a Companhia Energética de São Paulo – CESP, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna, por meio da Defesa Civil do Município e o Setor de Trânsito da cidade estiveram em campo ao longo dos meses de julho e agosto para garantir um projeto de sinalização orientativa compatível à realidade de Paraibuna.
Para elevar a segurança da população e cumprir a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), no primeiro semestre de 2023 a Companhia Energética de São Paulo – CESP apresentou à Defesa Civil de Paraibuna o projeto de sinalização orientativa para o município, uma das etapas da implementação do Plano de Ação de Emergência (PAE), documento de segurança da barragem.
Desde então, numa série de videoconferências e reuniões presenciais, a Defesa Civil e o Governo Municipal de Paraibuna participaram ativamente do desenvolvimento do projeto, demonstrando as preocupações para com o município, principalmente quanto ao impacto visual acarretado pela instalação das placas.
Neste contexto, o projeto foi adequado à realidade de Paraibuna. A mobilização da Defesa Civil junto ao Departamento de Trânsito municipal e Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo teve como finalidade apresentar o melhor posicionamento das placas, estimando-se pela manutenção do aspecto turístico do município e minimizando o impacto em suas paisagens quando possível.
Em conformidade à responsabilidade atribuída ao Corpo de Bombeiros para garantia da segurança pública, sua participação em campo e avaliação minuciosa da localização das placas foi essencial para o avanço estratégico do projeto. A preocupação dos agentes de campo naquele momento foi elaborar um projeto acessível, considerando o público com mobilidade reduzida e, ainda, vias de acesso sem inclinações acentuadas sempre que possível.
O 1° Ten. PM Lucas Oliveira, representante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, destacou a importância da sinalização orientativa para maior segurança da população. “A sinalização através de placas com a finalidade de orientação, não é somente obrigatória, conforme a Lei Federal nº 14.066/20, mas também de suma importância para a população local, pois o trabalho de prevenção a grandes desastres é nosso maior aliado quando o assunto se trata em salvar vidas", explica.
A CESP enfatiza que objetivo da sinalização orientativa é tornar a vida das pessoas que vivem ou visitam a área de influência do reservatório de Paraibuna mais segura. O cumprimento desta ação é obrigatório, de acordo com a Lei de Segurança de Barragens (LEI FEDERAL Nº 12.334, DE 20 DE SETEMBRO DE 2010, ALTERADA PELA LEI FEDERAL ° 14.066, DE 30 DE SETEMBRO DE 2020).
A Defesa Civil da Estância Turística de Paraibuna reforça a importância da ação como medida de prevenção, pede aos cidadãos auxílio na preservação das placas a serem instaladas e enfatiza: “o foco prioritário é a segurança da população.”
MAIS INFORMAÇÕES
Acompanhe as notícias no site da Prefeitura (paraibuna.sp.gov.br/) e fique por dentro de todas as ações que estão sendo realizadas para a sua segurança. Em caso de dúvidas e para saber mais detalhes sobre o projeto, entre em contato com a CESP pelo canal Diálogo Aberto, que atende pelo WhatsApp (0xx11) 9 3032-6699. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Fonte: CESP