Crianças surpreendem ao fazer pedidos para Papai Noel durante entrega de presentes de Natal
Paz e união estavam entre os pedidos das crianças

Crianças que participaram da entrega de presentes promovida pelo Fundo Social de Solidariedade no Ginásio Monsenhor Calazans, no último sábado (17), surpreenderam a população ao fazerem pedidos inusitados para o Papai Noel.
Durante a realização do Natal da Criança Paraibunense, os pequenos foram convidados a escrever cartinhas ou fazer desenhos para o Papai Noel. A atividade era uma das atrações programadas para a manhã de alegria e diversão com as famílias.
Ao final da brincadeira, as cartinhas foram entregues ao Papai Noel e também penduradas em um mural para que as famílias pudessem ler e compartilhar os desejos das crianças. Neste instante, muitas pessoas que participavam do evento foram surpreendidas com os pedidos.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Leila Aparecida Lopes Sales Rangel, disse que uma das cartas chamou a atenção da equipe e contou que a criança pedia paz dentro do lar. “Ficamos surpresos ao ver um pedido como este. Dentre tantos desejos que uma criança pode ter, esta pedia paz em sua casa. Ficamos muito emocionados com essa situação.”
A Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna, por meio do Departamento de Assistência Social, se comprometeu a ler todas as cartas e fazer visitas às famílias, caso necessário, para identificar possíveis maneiras de ajudá-las.
A vereadora e primeira-dama, Janaína Andrade, que atua como voluntária no Natal da Criança Paraibunense há 16 anos, disse que é preciso ter sensibilidade para entender e acolher as famílias. “Precisamos dar a atenção que este momento exige. É necessário dar importância e escutar o que estas crianças têm a nos dizer. E mais do que isso, precisamos agir e nos colocar à disposição dos pequenos.”
A primeira-dama destacou que a magia do Natal envolve a todos e faz com que diferentes sentimentos despertem nos corações. “Muitas crianças agradeceram pelo dia de festa. Outras, pela presença do Papai Noel. Mas nos surpreendemos mesmo com os pedidos que não envolviam bens materiais, mas sim desejos da alma.”
Janaína afirmou que as crianças são capazes de avaliar as mais diferentes situações e que, muitas vezes, os adultos não estão preparados para compreender o olhar puro que elas possuem. “Cada atitude que temos serve como um exemplo para nossas crianças e, por isso, precisamos estar sempre atentos às nossas ações. As crianças utilizam os recursos que elas possuem para se comunicar conosco. Pode ser através de desenhos, de comportamentos, e precisamos dedicar nossa atenção a elas.”