Esta semana CESP realizará os testes sonoros das sirenes instaladas em Paraibuna

A Companhia Energética de São Paulo (CESP), em trabalho apoiado pela Defesa Civil de Paraibuna, realizará os testes sonoros do sistema de notificação emergencial implantado para o município, ação que faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina Hidrelétrica Paraibuna (UHE Paraibuna).

A instalação das sirenes, ocorrida no mês de dezembro em toda a região próxima à barragem no entorno do Rio Paraíba do Sul, está prevista na Lei Federal de Barragens e tem foco na prevenção e segurança das comunidades residentes perto do empreendimento.

Instalação das Sirenes

As sirenes foram instaladas nas áreas próximas à barragem, com vista a garantir que, numa eventual necessidade de evacuação, qualquer indivíduo que esteja localizado na área ouça o alarme para deslocamento. A estratégia se complementa com a orientação das placas de sinalização de rotas de fuga, que guiarão para pontos seguros. 

A instalação das placas em Paraibuna ocorreu em novembro, e, a das sirenes, se consolidará este mês, após o término dos testes sonoros.

Testes das sirenes

As dez sirenes prevista no PAE estão instaladas na região da ZAS do município, e durante os testes irão veicular o seguinte aviso: “Atenção. Este é um teste da sirene do sistema de alerta da barragem. Mantenha a calma e continue suas atividades normalmente. Atenção. Este é um teste da sirene do sistema de alerta da barragem. A barragem está segura.”.

A mensagem será repetida por 3 vezes, seguida pelo acionamento do toque da sirene, que terá duração de 30 segundos.

Nos dias 13 e 14 equipes técnicas estarão nas proximidades do Rio Paraíba do Sul para acompanhar a atividade conferindo os dados. Os testes poderão ocorrer durante a manhã ou tarde, das 08h às 18h e o som poderá ser ouvido nas margens do rio.

Previsão do teste da sirene em Paraibuna

Data: Durante os dias 13 e 14 de dezembro de 2023.

Horário: Período da manhã ou tarde.

Fique atento às redes sociais do município.

A Defesa Civil de Paraibuna reforça aos moradores: ao ouvirem a sirene, continuem normalmente com sua rotina. Não será necessário evacuar até os pontos de encontro.

 

Mais Informações

Mais informações sobre a ação, dúvidas ou sugestões, podem ser encaminhadas para a CESP por meio do canal de atendimento pelo WhatsApp Diálogo Aberto (011) 93032-6699. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

CESP – ATENDIMENTO À IMPRENSA

Infomuts – Informação Inteligente

Renata Prandini | [email protected] | 12 99629 7578

Luciana Navarro | [email protected] | 12 99760 7047

Fernanda Turco | [email protected] | 12 99760 7011

 

Fonte: CESP