Estância Turística de Paraibuna participa de reunião com Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo

A Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna participou de uma reunião entre a SSP/SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo) e os 39 municípios da região, realizada na sede do Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) em São José dos Campos nesta terça-feira (7).

Paraibuna foi representada pelo vice-prefeito, José Machado de Araújo Filho. O encontro teve como principal objetivo tratar dos convênios firmados entre a SSP/SP e os municípios, tais como Atividade Delegada, convênio de Trânsito e Detecta.

O vice-prefeito destacou que Paraibuna foi parabenizada pelo Capitão Brito durante a reunião. “Fomos elogiados por já termos implantado os três convênios que estavam sendo abordados. E estamos muito avançados com relação a vários outros municípios, conduzindo muito bem as iniciativas. Isso demonstra que estamos no caminho certo.”

Dr. Machado explicou, também, que os representantes dos municípios foram estimulados a firmar os convênios com o Governo do Estado, para que já estejam implantados quando e se for necessário. “Temos como exemplo a Atividade Delegada. Se o município for realizar algum evento ou festa, assim como nós, o convênio já estará firmado e pronto para ser executado. Além disso, são profissionais já treinados e acostumados com as mais diversas situações. Paraibuna completou, em dezembro de 2022, 1 ano de Atividade Delegada e estamos muito satisfeitos.”

O convênio de Trânsito e o Detecta estão em fase de renovação em Paraibuna. De acordo com o vice-prefeito, o Detecta será uma importante ferramenta que será utilizada em conjunto com o sistema de monitoramento de câmeras no município. “Vamos aliar a tecnologia com o Detecta, que combina as imagens com o banco de dados das polícias, de forma coordenada e inteligente.”

O servidor público Jonatas de Almeida, que acompanhou o vice-prefeito na reunião, explicou que existem novas iniciativas para ampliar, ainda mais, a sensação de segurança da comunidade por meio da atuação dos policiais na região.

Através da patrulha rural, os municípios circunvizinhos que aderirem aos convênios poderão ampliar o policiamento em estradas rurais em comum. “Esta é uma ação estratégica que será aplicada. Cada equipe vai atuar no município em que estiver, cada um dentro do seu limite, mas atuando na mesma região. Isso vai aumentar a presença dos policiais e melhorar o serviço prestado”, destacou Jonatas.

SOBRE OS CONVÊNIOS

Através da Atividade Delegada, policiais militares trabalham em escala especial, fardados e munidos do equipamento de proteção individual, realizando reforço no policiamento municipal.

O convênio de Trânsito direciona ao município recursos arrecadados pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo) através de multas para execução de obras e ações voltadas ao sistema viário.

Já o Detecta é um sistema de monitoramento inteligente implantado pelo Governo do Estado de São Paulo, através do uso de câmeras, combinado com o maior banco de dados de informações policiais, promovendo ações coordenadas.