Exposição de fotos antigas de Paraibuna é destaque em evento organizado por alunos da ETEC do município
Além de divulgar um pouco da história da Estância Turística de Paraibuna, projeto também teve como objetivo mostrar na prática o trabalho do técnico em Turismo Receptivo.

Alunos do 2º módulo do curso Técnico em Turismo Receptivo da ETEC SJC Prof.ª Ilza Nascimento Pintus (Extensão Paraibuna) realizaram o projeto “Memórias Fotográficas de Paraibuna”, se reportando a imagens antigas do município, na noite da última quarta-feira (24), na EMEF “Irmã Irene Alves Lopes – Irmã Zoé”.
O evento contou com a presença da chefe de Gabinete da Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna, Heloisa Antunes de Faria Santos (Prof.ª Helô), que representou na ocasião o prefeito Victor Miranda; da diretora municipal de Administrativa e Finanças, Leila Sales Rangel; representantes da ETEC de São José dos Campos, incluindo o diretor da instituição, Prof. Gilson dos Anjos Ribeiro; do coordenador do curso de Técnico de Turismo da ETEC Paraibuna, Prof. Sílvio Pasin; da prof.ª Roberta Pedroso, mestre em Turismo e idealizadora da exposição junto aos alunos; diretor presidente da Fundação Cultural “Benedicto Siqueira e Silva”, William de Oliveira; presidente do Instituto Chão Caipira, José Vicente de Faria; da turismóloga do município, Fernanda Akemi, e demais convidados.
O coordenador da ETEC da Estância Turística de Paraibuna elogiou o desempenho dos estudantes na execução das atividades. “O trabalho dos alunos foi algo assim sensacional, quero dar os parabéns a todos e dizer que vocês terão um futuro grande pela frente e serão grandes profissionais”, acredita.
Pasin agradeceu, ainda, o apoio do Governo Municipal à ETEC. “Estou aqui em Paraibuna há 12 anos e, durante todo esse tempo, sempre tive o apoio total da Prefeitura, em todas as áreas, seja do prefeito Victor Miranda, da prof.ª Helô, enfim, de toda administração pública municipal, por isso registro nossa gratidão por toda ajuda e incentivo aos nossos alunos”, complementa.
A professora Roberta Pedroso, idealizadora do projeto que originou a exposição de fotos antigas de Paraibuna, também agradeceu o apoio do Poder Público e de todos os colaboradores e comércios que ajudaram a tornar possível a ação. “É muito legal ver as autoridades reconhecerem o esforço dos nossos alunos em conseguir organizar esse evento. Queria reforçar que este foi um trabalho interdisciplinar, cada professor contribuiu com a sua área de atuação. Todos os componentes do curso estiveram envolvidos: componente de história, cerimoniais e protocolo, organização de eventos, buffets e banquetes, entre outros, servindo como um grande aprendizado aos alunos, que puderam vivenciar na prática os ofícios da profissão”, explica.
Ainda segundo Roberta, os alunos de Técnico em Turismo Receptivo da ETEC – Extensão Paraibuna, já estão aptos a serem bem-sucedidos no mercado de trabalho. “Hoje, temos o orgulho de falar que Paraibuna é uma estância turística e temos aqui os primeiros profissionais qualificados dessa cidade tão querida e, de agora em diante, vamos procurar trabalhar um turismo mais planejado e realizável com esses profissionais que estão aí e, em breve, já estarão formados como técnicos e prontos para contribuir com este município que é tão amado por todos vocês. Parabéns a todos os alunos, estou muito orgulhosa de vocês”, enfatiza.
SOBRE A EXPOSIÇÃO
Para realizar o projeto “Memórias Fotográficas de Paraibuna, os alunos se dividiram em cinco comissões: Local e recepção / Pesquisa / Organização de buffet / Captação de apoio e patrocínio / Oratória (cerimonial e protocolo).
Os estudantes envolvidos na Comissão de Pesquisa conseguiram o apoio da Fundação Cultural de Paraibuna e do Instituto Chão Caipira “Malvina Borges de Faria”, que cederam gentilmente as fotos de seus acervos para comporem à Mostra.
O presidente do Instituto Chão Caipira, José Vicente Faria, que forneceu a maior parte das imagens utilizadas no evento, se emocionou com a exposição e – sobretudo – por ter recordado do seu irmão, João Evangelista de Faria – “João Rural” (falecido em junho de 2015) – fotógrafo e historiador paraibunense, reconhecido como um grande pesquisador da cultura caipira. “Esta exposição me surpreendeu! Achei muito legal esse trabalho feito pelos alunos da ETEC de Paraibuna, até fico emocionado porque a divulgação pública do acervo de fotos de João Rural é uma forma de manter viva a memória dele, uma justa homenagem a quem trabalhou por mais de 40 anos dedicados em prol ao turismo e cultura de nossa cidade”, salienta.
Segundo a aluna do curso de Técnico em Turismo Receptivo da ETEC Paraibuna, Rosária Teresa de Carvalho, que atuou como mestre de cerimônias do evento, a participação nos trabalhos da exposição serviu como um teste prático de como organizar bem um evento, desde o seu planejamento até a execução. “Foi uma experiência muito grande e gratificante, a gente aprendeu na prática os ensinamentos adquiridos em sala de aula. Agradeço muito a oportunidade de poder estar fazendo esse curso de turismo, buscando assimilar bem o conhecimento de todas as etapas para aproveitar as oportunidades profissionais que surgirem após me formar”, declara.
Em seu discurso, durante a apresentação sobre a exposição, a chefe de Gabinete do Município, Heloisa Antunes de Faria Santos, parabenizou os alunos pela qualidade da exposição e sugeriu a ideia de fazerem a divulgação desse trabalho na festa do aniversário da cidade. “Com todo o carinho que essa exposição foi feita ela já é maravilhosa, aliás, poderia até ser incluída no cronograma oficial da festa da cidade para que os turistas e a população possam conhecer nossa história, isto abrilhantaria a programação de aniversário da nossa Estância Turística”, ressalta.
COQUETEL
No final do evento, os organizadores da exposição convidaram todos os presentes a participarem de um coquetel de encerramento, servido no refeitório da Escola Irmã Zoé, e animado pela apresentação musical da violeira Ildes Fontenele, que também é uma das alunas do curso técnico em Turismo Receptivo da ETEC SJC – Extensão Paraibuna.
No decorrer do coquetel, foram feitos sorteios de brindes e distribuídas lembranças do evento aos participantes. Os organizadores também mencionaram a relação de todas as empresas e comércios que patrocinaram e apoiaram o projeto.
DIVULGAÇÃO NA ESCOLA
A exposição Memórias Fotográficas de Paraibuna - instalada na sala 12 da EMEF Irmã Zoé - está disponível para ser apreciada pelos alunos desta unidade escolar do município. As crianças são acompanhadas pelos próprios alunos de Técnico em Turismo Receptivo da ETEC Paraibuna. A ideia é possibilitar também aos pequenos paraibunenses vivenciarem a história, por meio das fotos, e conhecerem como nosso município era antigamente.