Mais de 500 ciclistas participaram da 3ª Etapa da Copa Desafio Rural de Mountain Bike, em Paraibuna

A 3ª Etapa da Copa Desafio Rural de Mountain Bike 2022, sediada na Estância Turística de Paraibuna, neste domingo (11), contou com a participação de centenas de ciclistas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Grande São Paulo e até de outros estados, incluindo atletas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

A largada e a chegada da competição aconteceram, no período da manhã, na Praça Monsenhor Ernesto Almírio Arantes – largo da Matriz, onde também foi realizada a cerimônia de premiação dos mais bem colocados em todas as categorias, incluindo distribuição de brindes aos participantes.

Ao todo, mais de 500 ciclistas marcaram presença no evento, que contou com a participação de 11 atletas da Associação Ciclística de Paraibuna que tiveram um bom desempenho na prova, como o ciclista Carlos Antônio da Silva Pinto, o “Chicão” – vice-campeão na categoria Pró Sub-55, e a atleta Renata Alves – vice-campeã na Sport Feminino Sub-35, dentre outros ciclistas da cidade que subiram ao pódio, representando muito bem Paraibuna.

“Estou muito feliz pela conquista do troféu de vice-campeã na minha categoria e mais ainda em sempre poder levar o nome de Paraibuna em todas as competições. Hoje, sou a única representante feminina da equipe de ciclistas da nossa cidade, por isso, meu desejo é que mais mulheres entrem para esse universo do cicloturismo e representem também Paraibuna nas provas”, declara a ciclista do município, Renata Alves Santos Barbosa.

Renata ressaltou ainda o importante apoio concedido pelo Governo Municipal aos atletas paraibunenses. “A Prefeitura sempre nos ajuda na participação em provas de ciclismo, com o pagamento das inscrições e o transporte, isso ajuda muito porque as inscrições geralmente são muito caras e esse apoio faz toda a diferença servindo como incentivo ao nosso esporte”, salienta.

A Copa Desafio Rural de Mountain Bike, que em 2022 está comemorando 10 anos de atividades, teve como um dos objetivos em Paraibuna promover a arrecadação de alimentos não perecíveis, que foram doados ao Fundo Social de Solidariedade da cidade para serem destinados a famílias carentes do município.

A organizadora do evento, Renata Oliveira, explicou a iniciativa de trazer a prova para Paraibuna. “A gente conhece Paraibuna há muito tempo, em trajetos anteriores que passavam por aqui, fizemos uma prova que teve até mesmo a passagem por balsa na cidade, então, Paraibuna sempre esteve em nosso radar. Inclusive aproveito para agradecer ao ‘Pirolo’, ciclista aqui de Paraibuna e um grande entusiasta do esporte, que nos incentivou a trazer a 3ª etapa da Copa DR para a cidade, e pelo apoio da Prefeitura, do Comtur, aos donos de fazendas do município, que permitiram aos atletas passarem por suas propriedades, enfim a todos os apoiadores”, afirma.

Ainda segundo Renata, outro motivo levou os organizadores a promoverem a prova em Paraibuna. “Das cidades que organizamos as provas, Paraibuna é aquela que têm atrativos históricos mais preservados, como a Igreja Matriz, a Bica D’água, o Mercadão, eu mesma ouvi vários atletas elogiarem às belezas naturais e turísticas da cidade, eles ficaram encantados com o centro histórico de Paraibuna e com o trajeto da prova, que passou por lugares maravilhosos do município”, enfatiza.

O prefeito da Estância Turística de Paraibuna, Victor Miranda (Vitão), e a chefe de Gabinete do Governo Municipal, Heloisa Antunes Faria Santos, compareceram à Praça da Matriz para prestigiar os ciclistas.

“Esta é a primeira vez que trouxemos esse evento para nossa cidade, um grande estímulo para prática esportiva e, principalmente, para divulgar nossa cidade aos ciclistas, grupo de turistas que cresce cada vez mais em Paraibuna. Pelo que percebemos o evento foi um sucesso, mais de 500 pessoas inscritas na prova, um público excelente que ajudou a movimentar nosso comércio, um ganho muito grande para a economia do município. A expetativa é que os atletas retornem ao longo do ano com suas famílias para conhecerem melhor nossa Estância Turística”, ressalta o prefeito.

Nesta 3ª etapa da Copa DR MTB, em Paraibuna, os atletas competiram em provas de 25km (Light), 45km (Intermediária), e 67km (Pro). Para conferir os resultados e detalhes da prova na cidade, acesse o link:
https://polesportivo.com.br/resultado.php?id=792

A 4ª e última etapa da competição está prevista para acontecer na cidade de Santa Isabel/SP, no dia 04/12/2022. Mais fotos e informações das etapas no Instagram @desafio_rural_mtb

DEPOIMENTOS DE ALGUMAS PESSOAS ENVOLVIDAS COM O EVENTO:

“Participei da 3ª Etapa da Copa DR de MTB em Paraibuna/SP. Fiquei muito impressionado com as belezas naturais da região e do centro da cidade, a receptividade da população e comerciantes para com os atletas, sabendo que mesmo contribuindo para movimentar a economia da região prejudicamos o sossego da população. A estrutura da competição foi excelente. As estradas e trilhas tinham níveis técnico e físico diferenciados exigindo muito de atletas, independente do nível. Tive um bom desempenho, não o suficiente para um lugar no podium, mas dentro do planejado e melhor que em provas de nível técnico semelhantes que participei recentemente”. WAGNER NEVES, atleta.

“Um ciclista me perguntou o porquê de eu estar esperando eles no morro. Porque eu gosto é de fotografar a alma. Sejam sempre bem-vindos a nossa cidade”. MARCOS MOREIRA PINTO (KINÃO), fotógrafo paraibunense.

“Entrei no mundo da Mountain Bike através do meu esposo, e para sair de uma depressão pós-parto. Hoje, pedalar virou um esporte pra mim que já curto muito há cinco anos”. AMANDA VENUTO, atleta da Secretaria de Esportes de Pindamonhangaba/SP.

“Já conhecia Paraibuna porque já fiz a Rota da Luz, que passa por aqui. Gosto muito de treinar nessa cidade privilegiada por suas belezas naturais e com paisagens fantásticas, além de ser uma cidade limpa, organizada e um lugar aconchegante e de pessoas muito acolhedoras”. CLÁUDIO REZENDE, ciclista e comerciante de Suzano/SP.

Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna, Marcos Moreira Pinto (Kinão), e Emmanoel Barros.