Maratona Aquática reúne mais de 400 atletas em domingo de disputa realizada em Paraibuna
Cidade recebeu visitantes de Curitiba, Rio de Janeiro e Minas Gerais

Neste domingo (18), foi realizada a VI Etapa do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas, reunindo atletas, equipes de treinamento, familiares, torcida, imprensa local e o público que prestigiou a atração realizada na Estância Turística de Paraibuna.
Organizador da Maratona Aquática, Igor de Souza, destacou que foram inscritos 460 atletas para participar desta Etapa do Circuito de Maratonas Aquáticas, vindos de 43 cidades diferentes. “Tivemos, também, inscritos de 4 Estados, sendo Curitiba, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.”
Igor lembrou das dificuldades para os atletas em razão da temperatura da água, mas garantiu que o preparo físico dos nadadores e o apoio do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) – que permaneceu durante todo evento no local - garantiram que tudo corresse bem. “Eles já estão acostumados com a temperatura da água e todos ficaram muito satisfeitos. O evento foi um sucesso!”
O prefeito Victor Miranda destacou a importância da realização deste evento esportivo para o desenvolvimento da cidade. “Esta é uma oportunidade para a cidade divulgar seus atrativos, como é o caso da represa que é um incentivo ao esporte náutico. Além disso, movimentamos a cidade com centenas de turistas, que podem retornar ao município em outras ocasiões para prestigiar nossa cultura e história.”
O vencedor da prova Master (percurso de 2 km), Fernando Dabdab, tem 48 anos, é arquiteto e morador da Capital, contou que faz natação desde os 7 anos de idade. Fernando finalizou a prova em 30 minutos e comemorou por ser a segunda vez que vence a prova nesta modalidade em Paraibuna.
O atleta é especializado em águas abertas e contou que, apesar de não ser a primeira conquista, esta prova teve um “gosto especial”. “Eu consegui me destacar do pelotão na metade da prova, e isso fez com que diminuísse a tensão na disputa. Então, dessa vez, eu posso dizer que curti a prova e aproveitei o percurso.”
Vinicius Magalhães, técnico interino da equipe Associação Esportiva Talentos do Capão, de Capão Redondo, em São Paulo, reuniu 35 atletas para disputar as 3 modalidades da Maratona: Curta – distância de 850 m; Master – distância de 2km; Longa (para atletas de elite) – distância de 4 km.
O técnico explicou que o principal objetivo da equipe é fazer uma boa pontuação. “Este é um Circuito de 9 etapas. Nós vamos somando os pontos e, no final do ano, é feito o ‘rankiamento’ final. Mas estamos na expectativa de conquistar pódiums também!”
Sobre o preparo dos atletas, Vinicius contou que eles treinam 2 vezes por semana em piscina, em circuitos de 4km a 8km por treino, e aos sábados treinam 7km em águas abertas.
Wallis Ferreira, de Jundiaí, disputou a prova Curta e, minutos antes de começar a competição, estava animado com a possibilidade de um bom desempenho. Ele contou que esta é a primeira vez que ele participa das 9 etapas que compõem o Circuito.
O evento contou com a cobertura especial da TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo na RMVale, tornando a cidade da Estância Turística de Paraibuna mais conhecida por seus atrativos naturais que propiciam a realização de eventos como este, atraindo turistas e pessoas interessadas em conhecer a cidade e suas qualidades.
A competição foi realizada na Pousada Iguatiba, Rodovia dos Tamoios, Km 50 (sentido Caraguatatuba-São José dos Campos) – Estrada Zelio Machado Santiago, Km 2.