Nota de esclarecimento sobre os serviços relacionados ao Ossuário do Cemitério Municipal de Paraibuna

O Governo Municipal vem por meio desta nota oficial esclarecer à população sobre um fato ocorrido no Cemitério Municipal, em relação aos ossos colocados em alguns sacos e deixados em local impróprio, onde funcionava o antigo ossuário do cemitério.
Segundo a Prefeitura, uma das funções dos coveiros é organizar o atual ossuário da cidade. Normalmente, eles fazem a limpeza do local para melhor acomodação dos ossos, mas haviam tirado parte dos ossos temporariamente para limpeza do ossuário e acabaram deixando no antigo ossuário para posterior destino correto.
Ainda de acordo com a Prefeitura, o caso já foi resolvido e os ossos colocados numa tumba fechada e retornarão ao Ossuário Municipal, assim que o local estiver todo adequado.
O prefeito de Paraibuna, Vitão Miranda, participou de uma reunião na manhã desta quinta (10), no Cemitério Municipal, para esclarecimentos sobre o episódio e orientou os servidores responsáveis pela retirada de ossada humana, que tenham mais sensibilidade com o manuseio dos ossos e, sobretudo, comuniquem à chefia imediata de quaisquer situações que necessitem passar primeiro pela análise e autorização do departamento.
No caso específico desse episódio, a chefia do Departamento de Serviços Municipais (DSM), órgão responsável pela gestão do Cemitério Público de Paraibuna, não ficou sabendo do caso e nem deu ordem para que os ossos fossem deixados, ainda que provisoriamente nesse cômodo do cemitério.