Reunião de autoridades do município com a CESP discute ações sobre a situação das balsas em Paraibuna
Autoridades do Poder Executivo e do Poder Legislativo de Paraibuna e um grupo de servidores municipais participaram, nesta quinta-feira (25), de uma reunião virtual – por meio de vídeo conferência – com representantes da Companhia Energética de São Paulo (CESP) para tratar de assuntos relacionados às balsas do Paraitinga e Varginha utilizadas na travessia da represa de Paraibuna pelos usuários do município e de outras cidades.
Em postagem feita em sua página pessoal no Facebook, o prefeito de Paraibuna – Vitão Miranda – explicou que a reunião foi necessária para discutir como ficará a situação das balsas, cujo serviço sempre foi gratuito a população, e solicitar a estatal paulista sobre a importância dos reparos e manutenção das embarcações para evitar atrasos nas travessias.
“Solicitamos essa reunião com a CESP para demonstrar a preocupação do nosso município com a concessão da Usina Hidrelétrica da CESP e a obrigatoriedade da travessia da balsa. Os representantes da empresa informaram que o contrato com a firma responsável pelo serviço de travessia das balsas termina no próximo dia 09 de março, no entanto, poderá ser prorrogado por até 180 dias (seis meses)”, esclarece o prefeito.
O chefe do Poder Executivo Municipal ainda revelou: “Após termos explicado sobre os constantes problemas enfrentados pelos usuários com as embarcações, tivemos como retorno que a CESP dará uma atenção especial quanto ao reforço na manutenção das balsas para evitar que elas quebrem e fiquem impedidas que fazer a travessia. As autoridades paraibunenses também requisitaram uma comunicação melhor da CESP com a população que depende do uso das balsas, evitando assim quaisquer desinformações”, complementa.
Segundo o Governo Municipal, é imprescindível que cada liderança do município (Executivo e Legislativo) trabalhe unido para procurar entre seus líderes políticos, deputados, entre outras lideranças políticas, que seja inserido no edital de prorrogação da concessão da Usina Hidrelétrica de Paraibuna a obrigatoriedade do serviço de travessia das balsas para que ele continue sem qualquer ônus ao município e a população.
Participaram da reunião, além do prefeito Vitão, o vereador Dr. André ‘Baby’ (Líder do Governo Municipal na Câmara), os vereadores, Edinho França, Talles Vitório e Ednei Oliveira, o procurador jurídico da Prefeitura de Paraibuna, Dr. Fabrício Pereira de Melo, o diretor do Departamento Municipal de Planejamento, Gestão e Turismo, José Fabiano de Castro e o servidor municipal também do Departamento de Planejamento, Jônatas Oliveira, o diretor do Departamento Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (Casa da Agricultura), Danilo Caneppele, e os representantes da CESP: Mauro, Peterson e Eduardo Maioki.