CDHU realiza sorteio de endereços dos beneficiários do Residencial Vitória em Paraibuna
Sorteio dos endereços é importante para definir o imóvel em que cada família vai ocupar no conjunto, viabilizando a emissão e assinatura dos contratos de financiamento.
Os endereços das 48 unidades habitacionais do “Residencial Vitória”, da Estância Turística de Paraibuna, foram sorteados na manhã desta segunda-feira (11), em solenidade realizada pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), na sede do Centro de Atendimento e Assistência a Melhor Idade – CAAMI “Norival Lourenço Santos”.
O sorteio foi realizado para os beneficiários já selecionados, que foram aprovados na fase de Habilitação e estão com a documentação em dia com a CDHU. De acordo com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano do Estado de São Paulo, o sorteio dos endereços é importante para definir o imóvel em que cada família vai ocupar no conjunto e, assim, fazer a emissão e assinatura dos contratos de financiamento.
Em seu discurso no evento, o prefeito Victor Miranda comemorou esse momento histórico e parabenizou todas as famílias contempladas, desejando muitas felicidades aos munícipes em seus novos lares. “Estamos muito felizes em poder entregar esse primeiro conjunto habitacional de casas populares da história de Paraibuna. Um grande legado que estamos deixando pra nossa cidade com o nome de Residencial Vitória, que não foi escolhido por acaso, pois foi uma grande luta que tivemos para tirar esse projeto do papel. Era o projeto mais antigo da CDHU em São Paulo, mais de 16 anos que já tinha aquela área e, finalmente, conseguimos agora a concretização desse sonho para alegria de todos os paraibunenses contemplados”.
As 48 unidades habitacionais da CDHU em Paraibuna – localizadas no bairro Laranjeiras – já estão na reta final de acabamento. O Residencial Vitória está dividido em cinco ruas, que receberam os nomes de munícipes homenageados pelo Poder Público do Município: Rua "Giovanni Rodrigues Carvalho - Gel", Rua 05; Rua "Bruno Antônio Lopes Sales Rangel", Rua 04; Rua “Maria Cristina de Araújo e Silva”, Rua 03; Rua Antônio Vicente Botelho – Vila”, Rua 02; e Rua “Belarmino Montes”, Rua 01.
O sorteio de endereço é uma etapa importante do processo de entrega das casas, pois define o imóvel que cada família irá ocupar. A próxima etapa será a emissão e assinatura dos contratos, que devem ser agendados pela CDHU.
Para uma das beneficiárias de Paraibuna, Giovana de Fátima Cristine da Silva, 24 anos, mãe do Eduardo, 9 anos, e da Alicia, de 6 anos, a conquista da casa própria será um grande alívio para família, que sairá do aluguel. “Tudo o que eu sempre sonhei foi ter minha casa. Foi uma vitória muito grande. O dinheiro que eu vou economizar será investido nos meus filhos”, ressaltou Giovana, em matéria publicada no site da CDHU.
Mais de 1.380 famílias se inscreveram no programa das casas populares da CDHU em Paraibuna, entre os dias 22 e 31 de julho deste ano. A distribuição das casas seguiu critérios específicos, com quatro unidades reservadas para famílias com pessoas com deficiência, três para idosos, duas para policiais e agentes penitenciários, além de duas para pessoas sozinhas. As demais foram distribuídas para a população em geral, sendo 21 unidades para famílias com renda de 1 a 3 salários mínimos, seis para rendas de 3,01 a 5 salários, e cinco para rendas de 5,01 até 10 salários.
O empreendimento está sendo edificado na Rua João Carlos Pereira Nunes, s/nº, com unidades de 47 m², incluindo dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia. As casas dispõem de piso cerâmico, azulejo no banheiro, na cozinha e na área de serviço, laje, cobertura em estrutura metálica e sistema de energia solar.
CDHU PARAIBUNA: MAIS DE R$10 MILHÕES DE INVESTIMENTOS
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da CDHU, está investindo R$ 10,4 milhões na obra no município de Paraibuna, viabilizada em parceria com a Prefeitura, que doou o terreno. A Companhia fez a contratação da construtora e de toda a infraestrutura, como redes de abastecimento de água e coleta de esgoto doméstico, drenagem, pavimentação asfáltica, urbanismo, iluminação pública, rede elétrica e muro de arrimo.
FINANCIAMENTO DOS IMÓVEIS
O financiamento dos imóveis da CDHU segue as diretrizes da Política Habitacional do Estado de São Paulo, que estabelecem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Assim, pagarão praticamente o mesmo valor ao longo de 30 anos, já que o contrato sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA - índice oficial do IBGE. O valor das parcelas é calculado levando-se em conta a renda das famílias e podem comprometer, no máximo, em até 20% dos rendimentos mensais com as prestações.