Em dia histórico, a Estância Turística de Paraibuna celebrou a entrega das casas do Residencial Vitória

A Estância Turística de Paraibuna viveu no dia 27 de novembro de 2024, um momento histórico: a entrega oficial do Residencial Vitória, o primeiro projeto habitacional da história do município. Com 48 casas, a inauguração representa um marco da atual gestão, cumprindo o compromisso de proporcionar moradia digna às famílias paraibunenses.

Com 48 m² cada, as casas, possuem dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia. Todas entregues com acabamento de primeira linha, como piso cerâmico, azulejos no banheiro, na cozinha e na área de serviço, laje, cobertura em estrutura metálica e um moderno sistema de energia solar, unindo conforto e sustentabilidade.

A cerimônia de inauguração foi repleta de momentos emocionantes e contou com a participação de autoridades de Paraibuna, da RMVale e do Estado, como o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth; o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto; a secretária executiva do Programa Cidade Legal, Candelária Reyes; os prefeitos Sylvio Ballerini (Lorena), Marcus Soliva (Guaratinguetá), Eng. Carlos Alberto de Souza - Casquinha (Jambeiro) e Edmar Araújo (Monteiro Lobato); Capitão Fábio, oficial do 41º BPMI; Dr. Rafael Pellizzola, Delegado da Polícia Civil de Paraibuna; Janaina Andrade, Presidente da Câmara Municipal de Paraibuna; José Machado de Araújo Filho (Dr. Machado), vice-prefeito da Estância Turística de Paraibuna; a prefeita eleita do município, Heloisa Antunes de Faria Santos – Prof.ª Helô; além do anfitrião, o prefeito da Estância Turística de Paraibuna, Victor Miranda (Vitão).

“Um projeto que nós tivemos um grande investimento do governo do Estado, valor que é possível mensurar. Mas, o que está fazendo na vida dessas pessoas, isso não tem preço. Temos aqui muitas histórias de vida, anônimas, e outra que tomou a mídia nos últimos meses, que estão aqui para receber suas casas e fazer uma nova história na vida dessas pessoas, com final feliz.”, destacou Vitão.

Segundo o Chefe do Poder Executivo, para viabilizar o projeto da CDHU em Paraibuna, a Prefeitura assumiu vários compromissos como a instalação da rede elétrica com luz de LED, água tratada, rede de esgoto, calçada e o asfalto na ligação onde iniciava a estrada de terra até o Residencial Vitória, que ajudou a solucionar problemas com o excesso de lama e barro gerados em períodos de chuva, durante as obras do empreendimento. “Eu gosto muito daquela frase que diz: o transtorno passa, mas a obra fica! Por isso estou muito feliz em poder entregar a população essa obra que é um grande legado da nossa gestão para a cidade. Agradeço ao governador Tarcísio de Freitas, ao Vice-governador Felício Ramuth, a toda a equipe da CDHU, e a todos os servidores públicos municipais que ajudaram na concretização desse sonho”.

Além da entrega das chaves, houve o descerramento das placas das ruas, do parque infantil e do próprio Residencial Vitória. Como homenagem, as ruas do residencial receberam os nomes de pessoas queridas do município, reforçando o vínculo do projeto com a história local.

Um dos momentos mais marcantes foi a entrega das chaves para Dona Maria Benedicta Gaspar. A inclusão dela no programa habitacional foi feita de forma criteriosa e responsável. A Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna, em parceria com o Governo do Estado, indicou Maria Benedicta como prioridade para erradicação de moradias precárias e de reassentamentos.

O Prefeito Victor Miranda ressaltou que a inclusão de Dona Maria Benedicta não interferiu na ordem da fila habitacional do município. " O governo aceitou dentro da lei de pessoas de reassentamento, não furamos fila nenhuma. Cinco casas tiveram essa situação de serem abraçadas pelo governo estadual e municipal e foram contempladas com uma casa.", reforçou o prefeito.

Além de Dona Maria Benedicta, quatro famílias que estavam morando em salas de aula na antiga escola da Vila Camargo, por sofrerem ação de reintegração de posse no bairro Chororão há cerca de 16 anos, receberam suas casas por meio do mesmo critério.

O evento também marcou a entrega de títulos de regularização fundiária para os municípios de Lorena e Guaratinguetá, em parceria com o Governo do Estado. Os prefeitos Sylvio Ballerini (Lorena) e Marcus Soliva (Guaratinguetá) receberam os documentos que garantem segurança jurídica a famílias dessas localidades.

O vice-governador Felício Ramuth agradeceu a oportunidade de compartilhar desse momento tão especial com o município. “Quero agradecer a oportunidade de dividir essa alegria num momento mais que especial. Um sonho não só das 48 famílias, mas de toda cidade, de ver parte da população contemplada. Pessoas que moravam em sala de aula, e da Dona Maria Benedicta. Estou muito feliz de poder compartilhar esse momento mais que especial com vocês”.

Felício aproveitou a oportunidade para parabenizar a gestão do prefeito Vitão que se encerra no final do ano, após oito anos à frente do Poder Executivo municipal. “Quero parabenizar o Vitão, percebi o asfalto novo no acesso, calçada de primeira qualidade, tudo preparado para que as pessoas possam ir e vir das suas casas com toda segurança necessária. Parabéns pelo brilhante trabalho de sua gestão, e tenho certeza que você tem novas missões para ajudar a nossa sociedade e a população do estado de São Paulo.”, concluiu Ramuth.

Segundo o Governo Municipal, o Residencial Vitória é mais que um conjunto habitacional, é o legado que a atual gestão da Estância Turística de Paraibuna deixa para a cidade, o símbolo de um novo começo e de um futuro de esperança e dignidade para dezenas de famílias paraibunenses.

Fotos: Acervo Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna / Kleberson Guimarães (Tetel Drones)