Inclusão social: evento em Paraibuna celebra os 10 anos do Movimento Down Girassol C21
Ação teve como um dos principais objetivos a luta contra o preconceito às pessoas com síndrome de Down.

Comemorado anualmente em 21 de março, o Dia Internacional da Síndrome de Down tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o bem-estar e a inclusão das pessoas com Down na sociedade.
Em Paraibuna, a data foi festejada no Calçadão, Centro da cidade, neste domingo (16), e marcou o aniversário de 10 anos do Movimento Down Girassol C21 do município. Várias atividades foram oferecidas aos participantes, como caminhada, música ao vivo com o cantor Rojjer, contação de estórias, pula pula, distribuição de algodão doce, e sorteio de brindes.
O evento contou com o apoio da Prefeitura, da Fundação Cultural de Paraibuna e de empresas e comércios parceiros, e foi abrilhantado pela participação dos personagens da Legião 501st Death Valley Squad – Divisão Brasil de São José dos Campos. Outro momento marcante, que encantou o público, foi a apresentação do grupo de dança da Associação de Síndrome de Down (Asin), também de São José dos Campos.
Idealizado pelas irmãs Roseli (Rô Macedo) e Rosângela Macedo, o projeto surgiu inspirado na filha de Roseli, a pequena Catarina, de 10 anos de idade, que tem síndrome de Down. “Estou muito emocionada por termos conseguido chegar até aqui. Agradeço a Deus primeiramente e a todas as pessoas que acreditam e apoiam o nosso movimento”, ressalta.
A prefeita da Estância Turística de Paraibuna, Professora Helô, prestigiou o evento e destacou sua importância. “Esse é um evento que não precisa de palavras. Só o olhar de cada uma das pessoas que estão aqui, só olhar da família Macedo, dessas crianças, desses jovens, mostra que na vida a gente é possível de tudo, independente das nossas características e das nossas condições, nós precisamos é ser felizes. Contem conosco sempre”, declarou Helô.
O Movimento Down integra o Calendário Oficial de Eventos do Município (Lei Municipal 3.159/2019), um reconhecimento a mais da necessidade de sua realização em Paraibuna.
Sobre a Síndrome de Down
Essa síndrome não é uma doença, mas uma condição genética caracterizada pela presença de uma cópia extra do cromossomo 21. Apesar de ser uma das condições genéticas mais comuns, ainda há muitos estigmas e desinformação em torno dessa condição, por isso o movimento em Paraibuna visa promover a compreensão, aceitação e inclusão dessas pessoas para um convívio social mais humano, inclusivo e harmonioso.