Utilidade pública: Detran.SP deu início, desde maio de 2020, à emissão do licenciamento veicular digital
Documento pode ser obtido online pelos sites do Detran.SP ou Denatran, e através do aplicativo “CDT - Carteira Digital de Trânsito”

Desde dezembro de 2019, o Detran.SP disponibilizou no Estado o CRLVe, que é uma versão digital (eletrônica) do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo 100% digital, com o mesmo valor jurídico do documento impresso e sua obtenção é opcional. A mudança atende a Deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº180/19, que estabelece a substituição do CRLV em papel pela via eletrônica, chamada de CRLV-e.
O Licenciamento digital está disponível e pode ser obtido de forma online e ser salvo ou impresso do site oficial do Detran.SP (clique aqui) ou Denatran (Departamento Nacional de Trânsito - (https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br) ou ainda pelo aplicativo "Carteira Digital de Trânsito - CDT", disponível para celulares com sistema operacional Android e iOS. Estão disponíveis os licenciamentos de 2019 e 2020.
A impressão do documento do veículo pode ser feita em casa em uma impressora comum, no papel A4, em tinta preta, em página única. Para acesso ao aplicativo CDT, o login é feito com os dados do cadastro no portal de serviços do Denatran, informando o CPF e a senha. Usuários novos precisarão se cadastrar, seguindo o passo a passo informado.
Para o CRLV-e ser emitido, o veículo precisa estar com todos os débitos vinculados quitados, além do pagamento em dia do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT).
LICENCIAMENTO DIGITAL (CRLV-E) – SAIBA MAIS
É a emissão anual do novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento de porte obrigatório que permite a circulação do veículo.
A partir de 08 de maio de 2020, a emissão do licenciamento anual (CRLV) será digital. Após o pagamento da taxa de licenciamento no sistema bancário, estará disponível o download e a impressão do CRLV diretamente no portal do Detran.SP, no aplicativo “CDT - Carteira Digital de Trânsito” do governo federal e ainda no portal de serviços do Denatran.
Se você fez o pagamento antes de 08 de maio, verifique aqui se o seu licenciamento já está disponível para impressão e download.
Fonte: Detran.SP