Paçoca artesanal da Estância Turística de Paraibuna é destaque na TV Vanguarda
Matéria, que teve como cenário o Mercadão Municipal da cidade, foi transmitida ao vivo no Link Vanguarda, edição de 06 de abril.

Uma equipe de reportagem da TV Vanguarda (afiliada da Rede Globo na região) esteve na Estância Turística de Paraibuna, no dia 06/04 (quinta-feira), para uma entrevista ao vivo no telejornal “Link Vanguarda”, exibida direto do Mercado Municipal da cidade.
A gravação teve como objetivo demonstrar como é produzida a paçoca artesanal de Paraibuna, cuja produção aumenta durante o período da Quaresma.
Dois produtores de paçoca do município, Ronnie dos Santos e Jorge Tadeu dos Santos (Jorginho) – que concederam a entrevista para a TV Vanguarda – comentaram a importância do produto que é uma tradição paraibunense de mais de 100 anos, informação destacada na própria reportagem.
Jorge Tadeu explicou que a esposa dele, Maria Lúcia (Malu), é quem faz a paçoca. “A mãe da Malu já fazia o quitute, mas depois que minha sogra faleceu, minha esposa deu continuidade a esse trabalho para manter viva a tradição na família”, conta Jorginho. Ainda segundo ele, a paçoca, cujo nome é ‘Sabor Tropeiro’, é vendida durante todo o ano, mas os pedidos aumentam nessa época do ano. “Recebemos muitas encomendas na Quaresma, ainda mais agora com uma novidade que lançamos para melhor atender os clientes: a paçoca sem açúcar destinada às pessoas diabéticas e para quem prefere esse tipo de paçoca mais natural e saudável”, declara.
Já o produtor Ronnie dos Santos, que ensinou durante o bate papo com o repórter José Eymard como se faz a paçoca socada no pilão, ressaltou a repercussão positiva da entrevista. “A reportagem da Vanguarda é sempre uma grande vitrine pra gente e ajuda a divulgar nosso trabalho, mais do que isto, atrair mais turistas para nossa cidade, tanto que depois dessa entrevista ao vivo vários visitantes de outras cidades vieram à Paraibuna, no mesmo dia, para comprar a paçoca”, afirma.
Ronnie aproveitou para falar sobre um projeto do qual se orgulha em ter idealizado: “Eu trabalho com paçoca artesanal há mais de 25 anos em Paraibuna, mas existe um projeto muito legal que eu faço com prazer já há 15 anos, todos os domingos, no Mercado Municipal, que é a ‘Paçoca ao Vivo’, uma experiência bem gratificante por ser uma forma de ajudar a divulgar essa tradição da paçoca caseira da cidade e, com um detalhe, os próprios turistas aprendem como fazer a paçoca no pilão e utilizam como um dos ingredientes a rapadura, em vez do açúcar, que dá mais sustância, além de deixar a paçoca com um sabor diferenciado e mais saudável”, acredita.
Para o prefeito da Estância Turística de Paraibuna, Victor Miranda, a paçoca, assim como outros produtos típicos do município, fazem parte da história e cultura de Paraibuna. “Nossa cidade mantêm vivas as tradições do nosso ‘Chão Caipira’ e a paçoca é uma delas que caiu no gosto popular de paraibunenses, em especial de turistas que visitam nossa estância turística para comprar esse e outros quitutes tradicionais da cidade, produtos que se tornaram atrativos não apenas gastronômicos, mas também turísticos do município”, salienta.
O Chefe do Poder Executivo elogiou os produtores paraibunenses por valorizarem essa tradição centenária da cidade. “Quero agradecer e parabenizar o Ronnie e todos que estão envolvidos e ajudam a manter os nossos atrativos culturais da cidade”, complementa.
Veja, no arquivo abaixo, uma matéria sobre curiosidades da paçoca com o título (Paçoca: Doce Tradicional da Quaresma). O texto destaca, também, a tradição do doce na culinária paraibunense, além de apresentar uma saborosa receita de paçoca, disponível pelo link:
http://brnoticias.com/pacoca-doce-tradicional-da-quaresma/
Para assistir ao vídeo da reportagem da TV Vanguarda, acesse o endereço eletrônico:
https://globoplay.globo.com/v/11513800/
Veja também outro vídeo referente à tradição da paçoca paraibunense, que foi destaque no programa Fala Brasil da Record TV, pelo link:
https://recordtv.r7.com/fala-brasil/videos/familia-mantem-tradicao-centenaria-de-producao-de-pacoca-em-paraibuna-sp-17112022