Paraibuna conquista inédito e moderno aparelho de Raio-X digital em prol à saúde pública do município

O prefeito da Estância Turística de Paraibuna, Victor Miranda, juntamente com o vice-prefeito do município, José Machado de Araújo Filho (Dr. Machado), vereador Cícero Fabiano, diretor de Saúde de Paraibuna, Benedito Rômulo Fonseca Júnior (Dr. Rômulo), e a chefe de Gabinete da Prefeitura, Heloisa Antunes Faria Santos estiveram nesta quarta-feira (16) na Unidade de Pronto Atendimento de Paraibuna para anunciarem uma boa notícia em favor à saúde da população: a chegada à UPA Municipal de um moderno aparelho de Raio-X digital para melhor auxiliar no diagnóstico de exames de imagem.

A aquisição do aparelho (primeiro desse porte na cidade) é fruto de um pedido ao deputado estadual Paulo Corrêa Júnior, que prontamente atendeu à solicitação do município, destinando uma emenda de R$100 mil para compra do equipamento. “Esse Raio-X mais eficiente é um presente para nossa cidade e nos ajudará a prestar melhores serviços à saúde tanto da população como dos turistas que visitam Paraibuna e precisem eventualmente utilizarem a UPA. Quero agradecer ao deputado Paulo Corrêa Júnior, ao Cícero Fabiano e Toninho do Teles que pediram o recurso ao deputado para deixar nosso Raio-X modernizado”, salienta o prefeito Victor Miranda.

Segundo o Departamento Municipal de Saúde, o novo equipamento proporciona imagens totalmente digitais, permitindo um diagnóstico instantâneo, preciso e de alta resolução, o que agiliza e facilita o atendimento médico de urgência e emergência aos pacientes que recorrem aos cuidados médicos na UPA de Paraibuna.

Para o chefe do Poder Executivo, o novo Raio-X representa uma grande conquista da cidade, se revertendo positivamente para uma melhor qualidade de vida da população. “Pela primeira vez na história Paraibuna é favorecida com um Raio-X moderno com mais qualidade nas imagens através do sistema digital, mais agilidade no atendimento aos pacientes da UPA e sem a utilização de produtos químicos para revelar as chapas, o aparelho também garantirá mais economia aos cofres públicos, pois não haverá mais a necessidade de compra de chapas e produtos químicos para revelação”, enfatiza.

O Raio-X digital – que já está à disposição dos usuários da Unidade de Pronto Atendimento de Paraibuna (prédio da Santa Casa) – é um equipamento de fácil manuseio, essencial para que a equipe médica possa observar estruturas anatômicas, como órgãos, vasos sanguíneos e ossos, e, a partir de um diagnóstico mais preciso, informe o tratamento mais adequado para os pacientes.

O diretor municipal de Saúde, Dr. Rômulo Fonseca, explica a importância da aquisição. “Paraibuna é uma das poucas cidades da nossa região a ter um dos mais evoluídos aparelhos digitais do mercado e que faz parte do projeto de modernização do nosso Raio-X. Antes, tínhamos de ficar revelando as imagens produzidas pelo aparelho de Raio-X, isto levava mais tempo para os exames ficarem prontos, agora que as imagens serão totalmente digitais ganharemos mais tempo para um atendimento mais rápido aos pacientes, facilitando o trabalho dos técnicos de Raio-X e da equipe médica”, afirma.

Por ser um equipamento mais moderno, o novo aparelho dispõe de uma melhor qualidade na produção de imagens, o que evitará a necessidade de repetição de exames em relação aos aparelhos tradicionais, deixando também de expor o paciente a um risco maior com radiação. Com isso, o fluxo de atendimento se torna mais produtivo e rápido, porque não há a necessidade de repetição de exames.

Outro ganho é em relação ao meio ambiente. Na elaboração do exame de rx convencional faz-se o uso de filmes que contém produtos químicos tóxicos, que são prejudiciais à natureza. O uso deste material não é necessário durante o raio x digital, tornando-o, portanto, uma solução mais ecologicamente correta.

De acordo com o site: http://www.radiologdigital.com.br/radiologia-digital-o-que-e/, a principal diferença entre a radiologia analógica e digital, é que no equipamento tradicional o estudo é obtido da sensibilização de um filme por meio de raios-X. Na radiologia digital, em vez de filme, é utilizada uma película especial, sensível aos raios-X, que é lida pelo computador. As imagens produzidas são de alta resolução e não é mais necessário o uso de filmes, a imagem é produzida de modo digital, com vantagens descritas abaixo:

  • Melhor qualidade das imagens;
  • Diminuição da dose de radiação a qual o paciente é exposto;
  • Extingue-se o uso de substâncias químicas nocivas ao meio ambiente (filmes e emulsões reveladoras);
  • Precisão de detalhes com o uso de software de auxílio ao diagnóstico;
  • A imagem aparece em poucos segundos, o que possibilita um diagnóstico imediato;
  • Diminuição da repetição dos exames, graças a calibragem mais precisa do equipamento;
  • Possibilidade do envio de imagens para outros profissionais de modo ágil, no caso de tratamentos multidisciplinares, ou em casos em que o paciente necessite de um atendimento de urgência fora de sua cidade;
  • Entre outros benefícios.