Paraibuna passa a ter 40% de esgoto tratado, após inauguração da Estação Elevatória da CAEPA
Ampliação do tratamento de esgoto da cidade garante mais qualidade de vida aos paraibunenses e turistas, além de promover uma maior preservação ambiental.

A Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna e a CAEPA – Companhia de Água e Esgoto de Paraibuna promoveram, hoje (13/06), em pleno dia do aniversário de 356 anos da cidade a entrega oficial das obras da Estação Elevatória de Esgoto Central de Paraibuna.
Estiveram presentes na inauguração, o prefeito do município Victor Miranda (Vitão), os vereadores, Edinho França e Tales Vitório, diretores da CAEPA, grupo de servidores municipais e diretores da Prefeitura, e munícipes que compareceram ao local para prestigiar o evento.
Segundo o Governo Municipal, a concessionária de água e esgoto do município investiu R$1,5 milhão para construção das estações elevatórias e dois quilômetros de interceptor de esgoto para levar os efluentes dos moradores de parte do Centro, Alto da Boa Vista, Bela Vista e Jardim Primavera, para a EPAR (Estação Produtora de Água de Reuso) “José Toledo Diniz”, impedindo que o esgoto gerado por quase seis mil habitantes seja despejado in natura no Rio Paraibuna.
O diretor técnico da CAEPA, Carlos Roberto Ferreira, destacou os ganhos da cidade com mais esse empreendimento da concessionária em Paraibuna. “A partir da operação dessa Estação Elevatória a cidade vai evoluir de forma bastante significativa, passando aí de 15% para 40% do esgoto tratado no município. Essas elevatórias são totalmente automatizadas, trabalham ininterruptamente durante 24 horas e, se nós tivermos algum problema de energia elétrica, elas são dotadas de geradores de energia que automaticamente entram em operação, evitando que tenhamos algum evento de poluição nos corpos d’água”, explica.
Carlos Ferreira ainda salientou: “Este ano a CAEPA completa 7 anos de contrato com o Município, essa é uma marca muito importante porque mostra a evolução e efetivamente as melhorias no saneamento básico no município. Sem dúvida nenhuma isto só foi possível por conta da parceria que tivemos com o Poder Público Municipal. Agradeço ao prefeito Vitão que sempre acreditou no nosso trabalho, muito obrigado”, conclui.
Até a entrada em funcionamento da EPAR, o município de Paraibuna não contava com qualquer tratamento de esgoto. Com capacidade para tratar até dois milhões de litros de esgoto por dia, atenderá toda a área urbana de Paraibuna. Com a continuação das obras, a estação deve tratar os efluentes de mais de 60% da população ainda em 2022.
Com a automação completa de todos os processos de tratamento de esgoto, a EPAR utiliza um moderno sistema com mídias sintéticas que atuam na aderência dos resíduos sólidos, aumentando a eficiência e possibilitando maior volume de tratamento em espaços menores, com menor geração de lodo e ausência de odores.
A tecnologia utilizada é a do tipo anaeróbio-aeróbio, onde todo o efluente passa por um processo misto de tratamento, que resulta na remoção de 90% da carga orgânica, o que contribui para a despoluição dos cursos d’água, reduzindo os impactos ambientais na região.
O prefeito Vitão Miranda ressaltou mais essa importante conquista para os paraibunenses. “Esta inauguração é uma prestação de contas com a população. Vencemos mais uma etapa, estamos entregando essa obra de um milhão e meio de reais, em parceria com a CAEPA, um marco para o saneamento básico do nosso município. Investimento este que se reverterá em mais saúde e qualidade de vida aos moradores e visitantes, assim também como ao meio ambiente porque boa parte do esgoto da região central da cidade não irá desaguar mais no rio Paraibuna, isso tudo com certeza é muito positivo para nossa cidade”, complementa.