Pontos turísticos de Paraibuna são visitados em projeto com alunos da etapa I da EMEIEF do Cedro
Em visita ao prédio histórico do Paço Municipal, crianças foram recepcionadas pelo prefeito.
Um grupo de alunos do Ensino Infantil – Etapa I da EMEIEF “José Cândido dos Santos” (Bairro do Cedro) esteve na cidade, na última sexta-feira (26), para conhecer alguns pontos turísticos e culturais da Estância Turística de Paraibuna, incluindo o prédio histórico do Paço Municipal, que abriga parte dos setores do Poder Executivo.
A professora Adriana Rodrigues explicou que a iniciativa das visitas faz parte do planejamento tanto da EMEIEF do Cedro, como também de outras unidades escolares do município envolvidas no projeto: “Paraibuna – conhecendo minha cidade, a sua história e sua importância turística!”. “A gente fica feliz com o resultado desse trabalho, no qual os alunos têm se envolvido bastante no conhecimento sobre um pouco da história da nossa cidade e de seus atrativos culturais e turísticos e isto é muito gratificante”.
Adriana Rodrigues revelou, ainda, que os próprios alunos escolheram onde gostariam de visitar. “Informamos para as crianças vários pontos turísticos de Paraibuna e elas escolheram alguns em especial, como a Fundação Cultural “Benedicto Siqueira e Silva”; Igreja Matriz; Mercado Municipal; o palco onde se apresentam os violeiros da “Domingueira da Viola”, nos fundos do Mercadão; Bica D’água; sede da Prefeitura; e o letreiro turístico – Amo Paraibuna Chão Caipira.
O prefeito da Estância Turística de Paraibuna, Victor Miranda, deu às boas-vindas aos alunos, durante visita à Prefeitura e presenteou cada criança com a distribuição de bananinhas Paraibuna – um dos doces típicos do município. “É sempre uma satisfação receber no Gabinete qualquer cidadão, ainda mais crianças por quem tenho tanto carinho e apreço. Que outros grupos de alunos também possam nos visitar, será um grande prazer e alegria para nós recebê-los”, ressalta.
No final do passeio, após a sessão de fotos no totem “Amo Paraibuna Chão Caipira”, os alunos aproveitaram para brincar no Parque Infantil Municipal, situado na praça José Ebram, centro da cidade.
SOBRE O PROJETO
Em uma das abordagens feitas no conteúdo informativo sobre o projeto – “Paraibuna, conhecendo minha cidade, a sua história e sua importância turística!” – é destacado que o município tem uma grande riqueza cultural, inclusive à própria logomarca “Paraibuna, chão caipira”, que faz referência à rica cultura caipira da nossa Estância Turística.
O projeto traz também, para conhecimento dos alunos, informações sobre a história de Paraibuna, a curiosidade do nome: PARAHYNUNA, DE ORIGEM INDÍGENA, FORMADO POR PARA (ÁGUA), HYB (RIO) E UNA (PRETA), E QUE SIGNIFICA "RIO DE ÁGUA ESCURA", além de uma relação de atrativos turísticos, culturais e gastronômicos, descritos abaixo:
- Festas: Aniversário da cidade, FEITUR (Feira de Turismo), festas religiosas, festas nos bairros, Carnaval de rua, Pamonhada, Festa do Folclore, e outras diversas festas, onde acontecem apresentações de danças típicas, desfile de cavaleiros, shows diversos etc.
- Culinária: Fogado, bolinho caipira, pamonha, pastel de farinha de milho, doces etc.;
- Danças: Moçambique, Seresta, Folia de Reis e outras manifestações culturais;
- Lendas: Corpo seco, cobra-grande, noiva da ‘Rua Nova’, dentre outras;
Fotos: Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna e acervo pessoal da Prof.ª Adriana Rodrigues.