Portadores de necessidades especiais de Paraibuna terão mais qualidade de vida com o CATS (antigo CATE)

A Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna realizou uma reunião, na manhã desta terça-feira (13), na sede do CAAMI, para anunciar novidades no atendimento aos beneficiários do antigo CATE “Centro de Atendimento Terapêutico e Educacional”, que a partir de agora passa a se chamar CATS (Centro de Atendimento Terapêutico e Social), localizado no bairro do Comércio, zona rural do município.

O evento contou com a presença do prefeito Victor Miranda, do vice-prefeito, Dr. Machado, diretores municipais: Diego Pereira (Assistência Social), Leila Lopes (Administração e Finanças), ‘Mariazinha’ (Educação), Danilo Caneppele (Agricultura e Meio Ambiente), Chefe de Gabinete (Heloisa Santos); vereadores: Ronaldo Fonseca (Presidente da Câmara), Edinho França, Cícero Fabiano, e Tales Vitório; dos pais e responsáveis das pessoas que serão atendidas pelo CATS; representantes da Organização Social “Centro Educacional Fonte da Vida”, entidade filantrópica sediada em São José dos Campos e contratada pela Prefeitura para gestão do CATS; além de pessoas ligadas à sociedade civil organizada.

Segundo o Governo Municipal, em atenção a uma recomendação do Ministério Público, que informou ao município não ser possível o CATE funcionar mais como unidade escolar, a Prefeitura estudou a melhor forma das pessoas atendidas pela instituição não ficarem desamparadas, como explica o prefeito Victor Miranda. “Tivemos de seguir a recomendação do MP para regularizar a situação do CATE, que não poderia estar ligado ao Departamento de Educação, por não ter um caráter educacional, mas estar vinculado à Assistência Social do Município. Diante dessa realidade, nós buscamos – a partir dessa recomendação – vários modelos, como as APAES e de outras entidades que pudessem atender essas pessoas especiais, e o que mais se adequou  foi esse perfil que encontramos, que é a Prefeitura assumindo e transformando o antigo espaço do CATE num Centro de Atendimento Terapêutico Social, nosso CATS”, declara o prefeito.

Ainda de acordo com Victor Miranda, o município precisou fazer uma nova lei para as adequações devidas em prol do antigo CATE. “Investimos mais de 860 mil reais (valor anual) na contratação de uma organização social especializada no atendimento dos munícipes beneficiários do CATS, que contarão com diversas oficinas, mais profissionais à disposição e, agora, com o projeto regularizado pela Lei Nº 3.409/2022, a gente espera com isso oferecer mais qualidade de vida aos beneficiários do CATS e às famílias daqueles que lá convivem”, salienta o chefe do Poder Executivo.

Em seu discurso, durante a reunião no CAAMI, a presidente do Centro Educacional Fonte da Vida, Adriana Monteiro Machado, que é pedagoga especializada na área da educação especial (integração e inclusão), destacou sua satisfação de participar do projeto. “Há 17 anos já havia sido procurada pela Prefeitura para ajudar na implantação do CATE em Paraibuna, na gestão do ex-secretário da Educação da cidade, Seu Evânio (in memoriam), que teve um carinho especial na execução da ideia. Agora, retorno à Paraibuna para esse novo desafio de implantarmos o CATS - um projeto de amor, por meio do qual tenho certeza que vai melhorar muito a vida das pessoas atendidas porque vejo que a participação delas e de suas famílias é muito grande, é um projeto com o mesmo perfil que trabalhamos em São José dos Campos, com diversas ações especiais – como por exemplo – oficinas de música, de teatro, de dança, e de outras atividades. Quanto mais a gente abrir o leque de oficinas para o desenvolvimento social dessas pessoas atendidas isso fará com que elas se sintam mais acolhidas, amadas e respeitadas”, ressalta.

Adriana, elogiou também a estrutura da chácara disponibilizada pela Prefeitura para o CATS. “É um lugar maravilhoso em um ambiente bem agradável e com ótimo acesso para as pessoas atendidas ali, apenas iremos fazer algumas adaptações de mobilidade para um melhor atendimento dos usuários do local”, explica.

A presidente do Centro Educacional Fonte da Vida destacou, ainda, uma boa oportunidade de geração de empregos aos paraibunenses. “Como nós iremos desenvolver esse trabalho no CATS aqui em Paraibuna prefiro dar oportunidade aos profissionais que são daqui mesmo da cidade, inclusive já recebemos 19 currículos de pessoas interessadas em trabalhar conosco, vamos precisar de 9 oficineiros, 6 cuidadores, 1 psicólogo, 1 fisioterapeuta, 1 terapeuta ocupacional, e uma coordenadora técnica. Quem se interessar é só enviar o currículo para o e-mail:
[email protected]

OPINIÃO DOS PAIS

A filha de Magda Purita, Giovanna Nicoli Purita, 18 anos, que é autista, era “aluna” do CATE e passará a ser atendida, agora, pelo CATS. Magda está otimista com a mudança. “Além do convívio social, as terapias são essenciais para o desenvolvimento das pessoas com autismo e de outras necessidades especiais, então acredito que será uma mudança para melhor. Nossa expectativa é que o CATS seja também um orgulho e referência para o município de Paraibuna”, enfatiza.

Segundo a munícipe Ivana Suenaga Maciel, as mudanças para o novo projeto tendem a ser benéficas aos atendidos pelo CATS. “Essa mudança nos anima muito, por sempre estarmos buscando por fisioterapia, terapeutas ocupacionais, psicólogos, oficinas produtivas e outras atividades que serão de grande valia, assim como podermos acompanhar e participar juntamente com o Poder Público na formatação do projeto”, salienta.

AGRADECIMENTOS

O prefeito da Estância Turística de Paraibuna, Victor Miranda, aproveitou o anúncio da implantação do CATS para agradecer a todas as pessoas que se dedicaram durante todos esses anos no projeto executivo do CATE. “Agradeço à idealizadora do projeto, dona Lurdinha, nossa ex-vice-prefeita e ex-secretária de Educação de Paraibuna, na época ela apresentou o projeto ao prefeito Luizinho, que acolheu a iniciativa abraçando a causa; ao saudoso professor Evânio que também deu continuidade ao projeto; a própria Adriana Machado, presidente do Centro Educacional Fonte da Vida, que participou do projeto naquela ocasião; a Ana Karina Brito, nossa psicóloga do quadro efetivo da Prefeitura, todas essas pessoas ajudaram na execução do projeto do CATE, assim como o ex-prefeito Barros, que investiu na compra de uma área definitiva para o CATE, essa chácara no bairro do Comércio, que agora sediará o nosso CATS”, destaca.

O Chefe do Poder Executivo parabenizou, também, outras pessoas importantes envolvidas com os trabalhos no antigo CATE. “Quero registrar meus agradecimentos à ‘Bezinha’ e a Lourdes Pimenta, que foram diretoras do CATE, todos os professores e funcionários que já trabalharam no CATE e os servidores que estão lá nesse momento fechando esse ciclo. Desejo muito sucesso e que Deus abençoe as pessoas que lá estarão agora iniciando esse novo ciclo”, conclui.

A senhora Ivana Suenaga aproveitou para agradecer também as pessoas que se dedicaram nos cuidados com os jovens e adultos assistidos pelo CATE. “Minha filha, Karen, 30 anos, está no CATE há 12 anos. Portadora de Paralisia Cerebral com comprometimento motores e na fala ela sempre amou o CATE de paixão pelo seu ambiente acolhedor, pelos funcionários cheios de amor para dar. Nunca tive do que reclamar nesse conceito sobre o CATE, seus funcionários, professores, alimentação, etc., pelo imenso amor doado aos nossos filhos, pelo carinho, cuidado, e atenção, um lugar que mais aprendemos na vida e, por isso, sou tão grata”, ressalta.

PARA VISUALIZAR À LEI MUNICIPAL 3.409/2022, QUE CRIOU O CATS, ACESSE O LINK:
https://leismunicipais.com.br/a1/sp/p/paraibuna/lei-ordinaria/2022/341/3409/lei-ordinaria-n-3409-2022-cria-o-centro-de-atendimento-terapeutico-e-social-vinculado-ao-departamento-municipal-de-assistencia-social-e-da-outras-providencias?q=CATS

Fotos do antigo CATE divulgadas nesta matéria: imagens de arquivo da Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna.