Prefeitura encaminha cerca de 140 pneus para reciclagem e contribui para a produção de asfalto sustentável
Os pneus encaminhados para reciclagem são frutos da troca de pneus da frota de veículos da Prefeitura de Paraibuna e de descartes irregulares recolhidos durante as campanhas de combate à Dengue no município.

Em uma iniciativa que alia saúde, sustentabilidade e responsabilidade ambiental, a Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna, por meio do Departamento Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, realizou o descarte regular de pneus inservíveis da sua frota de veículos e recolhidos no município durante as campanhas de combate à Dengue.
Foram destinados pelo Departamento, sem custos ao município, cerca de 140 pneus para reciclagem por meio do sistema de logística reversa, um conjunto de ações que envolve sistema de coleta, transporte, armazenamento, reciclagem e tratamento de resíduos produzidos pelo descarte de produtos e embalagens no pós-consumo.
O descarte foi encaminhado para a empresa Policarpo Reciclagem, localizada na cidade de Bragança Paulista, interior de São Paulo, especialista na produção de asfalto sustentável a partir da coleta e destinação ecológica de pneus e resíduos de borracha.
Pioneira na destinação final de pneus inservíveis, a Policarpo Reciclagem possui todas as certificações do Ibama para a prestação de serviços de reciclagem de pneus e borrachas. Assim, utiliza os pneus descartados para a produção de asfalto sustentável, um processo que transforma o material em um componente essencial para pavimentações ecológicas. Essa ação não apenas evita o acúmulo de pneus em locais inadequados, mas também promove a reutilização de materiais, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Os pneus encaminhados pelo Governo Municipal foram acumulados com as substituições rotineiras da frota de veículos municipais e com o recolhimento de descartes irregulares e armazenamentos inadequados em residências durante a ação "Cata Treco", campanha de combate à Dengue coordenada pelo Departamento Municipal de Saúde. Essa campanha tem sido fundamental para a coleta de materiais descartados de forma inadequada, causando impactos negativos ao meio ambiente.
O descarte de pneus de forma incorreta, além gerar risco ambiental, é potencial fonte de doenças como Dengue, Malária e Febre Amarela, devido ao risco de acumular água. Esse acumulo torna o pneu propício para a procriação dos insetos transmissores dessas enfermidades.
O Governo Municipal reforça a importância de ações como essa para a sustentabilidade e o desenvolvimento de práticas que beneficiam toda a comunidade. A coleta e o descarte adequados de pneus continuam a ser uma prioridade, com o objetivo de garantir um futuro mais verde e consciente à Estância Turística de Paraibuna.