Prefeitura e Comtur homenageiam expositores da 25ª Feitur com a entrega de certificados aos participantes
Cerimônia marcou também uma homenagem especial à Sra. Maria Alvarenga, do Café da Dona Maria, que por muitos anos foi expositora da Feitur de Paraibuna e deixou um grande legado seguido por sua família.
A Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna, e o Conselho Municipal de Turismo – Comtur realizaram na tarde deste sábado (18), no palco da festa da cidade, largo do Mercado, a entrega dos certificados de participação aos expositores da tradicional Feira de Turismo “José Benedicto Vilhena”, que em 2022 completou 25 anos de história.
Estiveram presentes na cerimônia, o prefeito de Paraibuna, Victor Miranda (Vitão), os vereadores André Baby (Líder do Governo na Câmara), Janaína Andrade, Edinho França, Tales Vitório, o presidente da Câmara Municipal de Paraibuna, vereador Ronaldo Fonseca, o presidente do Comtur, Paulo Rodolfo César, o diretor-presidente da Fundação Cultural “Benedicto Siqueira e Silva”, Márcio Mayo, o diretor cultural da instituição, William de Oliveira, e diretores municipais da Prefeitura.
Dentre os expositores que receberam os certificados, estão importantes instituições paraibunenses que contribuíram para enriquecer a realização da Feitur, como o Lar Vicentino de Paraibuna, Fundação Cultural “Benedicto Siqueira e Silva”, Fundo Social de Solidariedade de Paraibuna, Fazendinha “Biju Vilhena” (Fazenda da Comadre), e Associação Artesanal da Estância Turística de Paraibuna.
“Este é um reconhecimento que a gente faz do trabalho dessas pessoas; os expositores se prepararam muito para esse grande evento, fizeram curso de manipulação de alimentos oferecido gratuitamente pela Prefeitura, tudo para oferecer ao público visitante da nossa festa produtos de excelência, então, é um reconhecimento muito importante por parte do Governo Municipal. Quero agradecer a todos, as pessoas que estão estreando, caso por exemplo do Armazém ‘Chão Caipira’, assim como o Rancho Chão Caipira que iniciou junto com a Feitur há 25 anos atrás. Muito obrigado a todos que compõem e abrilhantam à nossa Feitur”, ressalta o prefeito da Estância Turística de Paraibuna, Vitão Miranda.
Em 2022, a Feira de Turismo do Município conta com 22 participantes que ajudam a promover com êxito as festividades dos 356 anos da nossa querida “Paraibuna Chão Caipira”. A maioria dos expositores atua com foco na venda de produtos típicos do município, como o Rancho Chão Caipira (da Dona Irene e do Seu Bernardo), que há 25 anos faz parte da história de sucesso do evento, com o café da roça, bolinho de chuva, bolos e outras delícias da culinária paraibunense.
Este ano o evento marcou também a homenagem à Sra. Maria Alvarenga (in memoriam), que por muitos anos foi expositora da Feitur, com o seu famoso café da Dona Maria. Além do certificado foi entregue ainda uma placa em homenagem à matriarca da família Alvarenga, que passou à tradição do seu café para seus filhos, na barraca que inclui a venda de bolinho caipira e de outras deliciosas receitas da roça. “Essa é uma homenagem muito importante, afinal a minha vó foi a pioneira do café caipira no estado de São Paulo, inclusive há matérias publicadas no jornal Vale Paraibano falando sobre isso, então, eu acho que essa homenagem foi mais do que justa”, salienta Pedro Alvarenga, neto de Dona Maria.
Quem visita a Feitur da Estância Turística de Paraibuna também pode saborear refeições típicas da roça, como o delicioso tutu de feijão com torresmo, linguiça ou tilápia, hamburgueres artesanais, caldinhos, lanches diversos, vinhos, chocolates, cachaças e cervejas artesanais, sorvetes, cocadas, mel, queijos, bananinha, delícias do milho verde, artesanato paraibunense, dentre outros diversos produtos peculiares do município.
Esta é a primeira vez que a cidade realiza a Feitur já na condição de Estância Turística do Estado de São Paulo, título conquistado pelo município por meio da Lei Estadual Nº 17.469, de 13 de dezembro de 2021, sancionada pelo governo paulista.
ALERTA AOS PARTICIPANTES DA CAVALARIA DE SANTO ANTÔNIO
Neste domingo (19), último dia da festa acontece o desfile de cavaleiros e amazonas, participantes da tradicional Cavalaria de Santo Antônio de Paraibuna. Segundo a Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna, visando cumprir as regras da reunião com o Poder Judiciário, as pessoas que forem identificadas bebendo e maltratando animais terão seus animais recolhidos pela Polícia Militar.