Príncipe Dom Pedro de Alcântara Orleans e Bragança é recebido em Paraibuna em comemoração ao Bicentenário da Independência

O Príncipe D. Pedro de Alcântara Orleans e Bragança visitou a Estância Turística de Paraibuna nesta segunda-feira (29), e foi recebido na sede da Câmara Municipal em Sessão Solene em homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil e ao paraibunense Flávio Antônio de Andrade, que fez parte da Guarda de Honra de D. Pedro I e foi testemunha ocular do Grito do Ipiranga em 1822.

O evento contou com a presença de diversas autoridades do município e com a participação dos alunos do 5º ano F da Escola Irmã Irene Alves Lopes “Irmã Zoé”, que apresentaram um jogral em homenagem ao Príncipe e prepararam uma carta, lida pelo estudante Henrique Fonseca Nogueira.

A professora Maria Iracema de Faria Santos, responsável pela turma de estudantes, contou que o tema Independência do Brasil já estava sendo abordado em sala de aula e que a visita de D. Pedro de Alcântara Orleans e Bragança os motivou a ir além. “Isso os ajudou a interagir melhor com o conteúdo e eles ficaram muito empolgados. Esse momento foi um ganho para o processo de aprendizagem dos alunos.”

S. A. R. o Príncipe D. Pedro de Alcântara Orleans e Bragança discursou exaltando a força dos brasileiros e a união do país. Elogiou as belezas naturais da Estância Turística de Paraibuna e agradeceu a receptividade.

O professor Rodrigo Goulart, representante do Ciclo Monarquia em Paraibuna, destacou a atuação do paraibunense Flávio Antônio de Andrade no acontecimento do Grito da Liberdade. “Flávio não deve ser esquecido jamais. Deve ser perpetuado em nossas escolas.”

O ex-prefeito de Paraibuna, Luiz de Gonzaga Santos, direcionou o discurso para os estudantes e destacou que o futuro do Brasil depende de cada um deles.  Também presenteou o Príncipe com o livro Poeira Doirada.

A diretora de Planejamento, Gestão e Turismo de Paraibuna, Solange Barbosa, disse que os homens que formaram a Guarda de Honra de D. Pedro I devem ser considerados heróis, pois, naquele tempo, vislumbraram a possibilidade de um novo tempo.

O prefeito Victor Miranda agradeceu a todos os presentes, aos organizadores do evento, e ao professor Rodrigo Goulart, que o acompanhou à viagem a Petrópolis, onde foi apresentada a história da Família Real. “Rodrigo foi um incentivador desse projeto, trouxe muita História para Paraibuna. Flávio Antônio de Andrade representa mais um grande orgulho para nós. É com muita alegria que comemoramos o Bicentenário da Independência com a presença de Vossa Alteza. Esta visita nos alegra e será sempre muito bem-vindo em nossa cidade!”

O presidente da Câmara, vereador Ronaldo Fonseca, parabenizou a professora Maria Iracema por ter incorporado a data da Independência na vida das crianças com “dedicação”. “Hoje, iremos inaugurar uma placa para deixar marcada na História esta Sessão Solene. Assim, as próximas gerações terão este registro que o Bicentenário foi comemorado em Paraibuna com a presença de todos nós. Encontramos um jornal com o registro da celebração do centenário; isso nos inspirou e foi muito gratificante encontrar esse marco histórico.”

O vereador Tales Vitório também discursou para o Príncipe e destacou a importância do patriotismo. O parlamentar Edinho França ressaltou as Tropas e os caminhos percorridos por estes homens que fizeram História.

O vereador Juninho Social afirmou que a nação é pouco valorizada nos dias de hoje e que é preciso trabalhar isso dentro das escolas, incentivando a participações de crianças e jovens. O parlamentar Ednei Oliveira considerou que cuidar das crianças é também cuidar do futuro da nação e agradeceu a todos os presentes.

Ao final da sessão, uma placa comemorativa do Bicentenário da Independência do Brasil foi descerrada pelo prefeito Victor Miranda, por Dom Pedro Alcântara e por todos os vereadores.

O Príncipe D. Pedro de Alcântara Orleans e Bragança foi presenteado pelo vereador Ronaldo Fonseca com uma cesta de produtos artesanais fabricados em Paraibuna. Acompanhado de Luiz Augusto e João Paulo Guedes, representantes da Casa Imperial no Brasil, percorreu as principais ruas da cidade e conheceu a Ladeira dedicada a Flávio Antônio de Andrade, conversou e tirou fotos com moradores.

A JORNADA DOS PRÍNCIPES

O evento faz parte do projeto “A Jornada dos Príncipes”, que tem como objetivo refazer o caminho percorrido por Dom Pedro I para a Independência do Brasil.

A Jornada vai do Rio de Janeiro a São Paulo, passando por todas as cidades do Vale do Paraíba que fizeram parte do roteiro de D. Pedro I, e valoriza os aspectos regionais das cidades, folclore e seus atrativos históricos e turísticos.

O Programa Nacional das Comemorações do Bicentenário “A Jornada dos Príncipes” foi idealizado por Malcolm Forest que, na ocasião, agradeceu a hospitalidade e propôs que a cidade comemore anualmente “A Jornada dos Príncipes”, relembrando a história do paraibunense Flávio Antônio de Andrade.

Malcolm Forest também propôs à Câmara Municipal e ao prefeito Victor Miranda a concessão do título de “Cidade Imperial” para a Estância Turística de Paraibuna em virtude de o herói da Independência do Brasil ser natural de Paraibuna e um dos fundadores da Câmara Municipal.

RECEPÇÃO

Após a Sessão Solene, a comitiva seguiu para o Restaurante Fazenda da Comadre. Além de serem recepcionados com um delicioso almoço, puderam conhecer e degustar produtos de origem paraibunense.

Os vereadores presentes na Sessão Solene, Ronaldo Fonseca, Edinho França, Ednei Oliveira, Juninho Social, Tales Vitório, Cícero Fabiano, André Baby, Janaína Andrade, Flavinho Pedroso e Diego Araújo, foram convidados para participar e celebrar este marco histórico para Paraibuna e todos os brasileiros, juntamente com o prefeito municipal, Victor Miranda.

Naiara Vilhena, representante do Restaurante Fazenda da Comadre, afirmou que todos ficaram muito lisonjeados por receber o Príncipe D. Pedro de Alcântara Orleans e Bragança no restaurante. “Foi uma grande honra servir a comitiva e um membro da Família Real. Ficamos muito gratos por nosso Restaurante ter representado a cidade e a culinária de Paraibuna neste grande evento.”