Projeto inédito: CEDRAP terá sua própria subestação de energia em Paraibuna em parceria com a Prefeitura
Contrato assinado entre o Governo Municipal e a Cooperativa garantirá a construção da subestação no Polo Industrial de Paraibuna, beneficiando os consumidores com a diminuição dos custos de energia e o aumento de investimentos no município e região.

O prefeito da Estância Turística de Paraibuna, Victor Miranda (Vitão) reuniu-se na última segunda-feira (05), no Paço Municipal, com o presidente da CEDRAP – Cooperativa de Eletrificação da Região do Alto Paraíba, José Edson Carvalho Coelho, para assinatura do Contrato de Concessão de Direito Real de Uso de área pertencente à Administração Pública Municipal localizada no Polo Industrial do Município, e que será cedida à CEDRAP para instalação da primeira subestação de energia da cidade.
A reunião contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Fonseca, da chefe de Gabinete da Prefeitura, Heloisa Antunes de Faria Santos, do diretor do Departamento de Serviços Municipais, Sérgio Neves, do fiscal de contratos junto as empresas que se instalarão no Polo Industrial, o servidor municipal Jônatas de Almeida, e do coordenador de Operações da CAEPA (Companhia de Água e Esgoto de Paraibuna), Rodrigo Miranda Medeiros, que recebeu a solicitação do Governo Municipal sobre a viabilização de projeto na área de saneamento no local.
O presidente da CEDRAP, José Edson Carvalho Coelho, explicou que a nova subestação vai atender, além do Polo Industrial de Paraibuna, também aos consumidores da zona rural do município e região. “O objetivo principal é atender toda a população de Paraibuna, em especial da zona rural, e os municípios de Jambeiro, Santa Branca, Natividade da Serra, Salesópolis e parte de Redenção da Serra e de Caraguatatuba, abrangendo um total de sete municípios. A subestação vai fazer com que a gente compre a energia não mais da concessionária EDP, mas direto do mercado livre (o chamado linhão) por um preço bem mais em conta do que pagamos hoje, isto irá baratear os gastos com a conta de luz aos consumidores”, salienta.
José Edson comemora o fato de a CEDRAP poder contar com sua própria subestação, algo inédito na história da empresa. “Esta conquista, viabilizada em parceria com a Prefeitura de Paraibuna, é fantástica porque beneficiará significativamente os consumidores e cooperados que poderão usufruir de uma energia melhor, mais pura e direto da nossa subestação”, complementa.
A área concedida pela Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna, por meio da Lei 3.426/2022, de 18 de julho de 2022, tem como finalidade a implantação de subestação de distribuição em 138kv, com capacidade de transformação rebaixadora de 10 megawatts que, dentre outros objetivos, deverá atender, primordialmente, a necessidade para instalação do Polo Industrial, localizado na Rodovia dos Tamoios, km 29, além de beneficiar grande parte da população paraibunense e de outros seis municípios da região.
O prefeito Victor Miranda também destacou os ganhos com a implantação da subestação da CEDRAP em Paraibuna. “Esta grande parceria com a CEDRAP é muito importante primeiro porque garantirá a energia suficiente para atender a todas as empresas que se instalarem em nosso Polo Industrial, melhorando também a energia elétrica de todo o município. Será um ganho enorme para a CEDRAP e todos os seus consumidores, pois com esta subestação a Cooperativa poderá garantir uma energia com custo mais baixo aos seus cooperados, então uma grande parceria da Prefeitura e da CEDRAP que trará benefícios a todos, para as empresas que irão gerar empregos em Paraibuna e aos cooperados da CEDRAP por contarem com um custo menor de energia no futuro”, ressalta.