Qualificação: grupo de paraibunenses conclui curso gratuito de Pequenos Reparos em Edificações Elétricas

A Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna, por meio do Departamento Municipal de Assistência Social, em parceria com o Sebrae/SP promoveu um curso de capacitação gratuito de pequenos reparos em edificações elétricas, iniciado em 17 de julho, no Centro de Referência da Assistência Social – Cras “Edna Maria Matheus Rodrigues Cantinho”, e concluído no dia 17 de agosto.

Ao todo, 21 alunos do município foram favorecidos com a qualificação profissional, 18 homens e 03 mulheres. O curso teve carga horária de 80 horas e levou 21 dias para ser concluído, tendo sido dividido em turmas simultâneas: a primeira delas com aulas no período da tarde, das 13h às 17h; e a segunda, no período noturno, das 18h às 22h.

A capacitação foi gratuita e direcionada para pessoas maiores de 18 anos e teve como objetivo capacitar os participantes a desenvolver técnicas para executar pequenos reparos em componentes elétricos, como troca de tomadas, de lustres, calhas, reatores, disjuntores, resistências, chuveiros e interruptores, atendendo aos procedimentos e as normas técnicas e de segurança.

Os alunos participaram de 22 encontros com aulas sobre Módulo de Gestão e Módulo de Técnica, no auditório do Cras. Oferecido pelo Sebrae em parceria com o Departamento Municipal de Assistência Social, por meio do Cras (Centro de Referência da Assistência Social), o curso foi ministrado pelo professor Welington de Souza do Senai – unidade de São José dos Campos.

Todos os participantes foram presenteados com camisetas do Senai SJC, além de terem sido certificados pelo término do curso profissionalizante.

CERIMÔNIA DE CONCLUSÃO DE CURSO

Na quinta-feira (17), aconteceu a solenidade de encerramento do curso, no Cras. Estiveram presentes no local, o vice-prefeito de Paraibuna, José Machado de Araújo Filho (Dr. Machado); a chefe de Gabinete do Município, Heloisa Antunes de Faria Santos – “Professora Helô”, que representou na ocasião o prefeito Victor Miranda; Diretor de Assistência Social da Prefeitura, Henrique Veneziani; Coordenadora do Cras de Paraibuna – Helena Nogueira; Coordenador de Emprego e Renda do Município – Cristiano Cristovam da Silva; Analista de Negócios Sênior do Sebrae/SP – Lliussa Fernanda Feitosa de Azevedo; Coordenadora de Relacionamento com a Indústria do Senai – Ana Lúcia Almeida dos Santos Cursino; e o professor do Senai, Welington de Souza.

Em seu discurso na cerimônia, o vice-prefeito Dr. Machado, transmitiu uma mensagem de incentivo aos beneficiários da capacitação. “Em 1984, surgiu em Paraibuna um curso semelhante a esse e que era até remunerado na época (senão estiver enganado). Incentivei um parente que não tinha nenhuma qualificação a fazer o curso, até fiz a inscrição dele, mas ele não buscou a capacitação. Soube depois que um cidadão que concluiu o curso foi contratado para trabalhar na CESP, tendo se aposentado pela empresa e se formado em Direito, atuando como advogado. Então, é isso, se a oportunidade bater à porta de vocês não a ignorem, talvez seja a única oportunidade da vida de vocês. Parabéns por esse curso e procurem se aperfeiçoar cada vez mais para fazerem jus ao sucesso no mercado de trabalho”, justificou.

A chefe de Gabinete, professora Helô, parabenizou os alunos em nome da administração municipal, pela conclusão no curso e ressaltou as oportunidades que se abrem por meio da capacitação profissional. “É muito importante para nós, enquanto Administração, termos candidatos para os cursos, muitas vezes abrimos cursos e as pessoas não aparecem para se qualificar. É muito importante que vocês atualizem o currículo, deixem ele no banco de dados da nossa Assistência Social e fiquem atentos as divulgações sobre outras capacitações e vagas de emprego, e nos ajudem a divulgar essas oportunidades para que mais pessoas interessadas possam também ser favorecidas e estarem melhor capacitadas para o mercado de trabalho”, pontua.  

O professor Welington de Souza contou que é esta é a primeira vez que ele lecionou em Paraibuna e se surpreendeu com a dedicação dos alunos. “De muitas experiências que eu já tive como professor aqui em Paraibuna foi muito diferente porque não é porque um curso é de graça que as pessoas necessariamente levam a sério, mas aqui os alunos me surpreenderam pela participação acima das expectativas, inclusive deu pra gente fazer mais do que estava previsto no cronograma de estudos, então agradeço também aos alunos pela dedicação, parabéns à todos”.

Segundo a Analista de Negócios Sênior do Sebrae/SP, Lliussa Fernanda Feitosa de Azevedo, o Sebrae sempre procura atender, quando possível, aos pedidos do município destinados à qualificação profissional da população. “É muito gratificante pra gente saber que vale super a pena o Sebrae subsidiar os cursos e ter como retorno as pessoas aproveitando as oportunidades. Obrigada a todos vocês, em especial à Prefeitura pela parceria. Contem com o Sebrae, a gente está no Ganha Tempo de Paraibuna, quem tiver o interesse de abrir um MEI e se formalizar, agora que vocês estão capacitados para ter um negócio próprio estamos ali à disposição para prestar toda assistência necessária”, ressalta.

O diretor do Departamento de Assistência Social da Estância Turística de Paraibuna, Henrique Veneziani, agradeceu a parceria com o Sebrae e o Senai, destacando a qualidade do curso. “Quero agradecer ao professor Welington do Senai, o qual foi elogiado pelos alunos que pediram para trazermos ele novamente para ministrar outros cursos em Paraibuna. Parabéns ao professor por tudo, por todos os dias de trabalho e dedicação. Outros cursos virão pela frente e é muito importante que vocês que participaram dessa capacitação incentivem outras pessoas a se qualificarem também, aproveitando às próximas oportunidades a serem ofertadas na cidade, na parceria com o Sebrae, Senai e outras instituições de ensino”, declarou.

A coordenadora do Cras, Helena Nogueira, disse que vale a pena não desistirmos dos nossos sonhos, pelo contrário, temos de nos empenhar para conseguir realizá-los. “Um dia, assim como vocês, eu também soube aproveitar as oportunidades, fiz curso de Administração, curso de Marketing, e outros. Muito da profissional que eu sou devo a isso, a esses cursos porque, por exemplo, meu pai tinha sete filhos, mas ele não podia pagar para fazermos cursos assim, não tenho vergonha nenhum de dizer isso, então não podemos perder as oportunidades que surgirem pelo caminho”, aconselha.

Helena ainda complementou, destacando. “Nosso sentimento é de gratidão de estarmos aqui e termos conseguido com todos os esforços viabilizar esse curso com o Sebrae e Senai, em benefício dos munícipes, nossos agradecimentos a todos”.

DEPOIMENTOS DE PARTICIPANTES

O aluno Edmilton da Costa Amancio disse que já tinha uma noção básica de elétrica, mas com o curso pôde ampliar o conhecimento. “Gostei muito de ter participado. Antes, tinha muita dificuldade de entender a leitura e interpretação de projetos elétricos, mas hoje já consigo compreender tanto a parte teórica como a prática de instalações elétricas e poder, a partir dessa qualificação profissional, ter uma renda extra trabalhando como ‘marido de aluguel’, em pequenos reparos residenciais e comerciais”, acredita.

Para o ex-morador em situação de rua, Claudemir Machado de Oliveira, um dos beneficiários da capacitação, o curso serviu como estímulo para ele continuar prestando bons serviços na área da construção civil, onde já atua. “Trabalho como ajudante geral, mas como pretendo melhorar minha condição de vida, resolvi fazer o curso para me qualificar também em outro tipo de profissão”, explica.

Claudemir está feliz não apenas por ter concluído o curso, mas – sobretudo – por ter superado outro desafio em sua vida. “Tive uma vida muito sofrida, morei na rua durante 25 anos e resolvi dar um basta nesse sofrimento para me valorizar mais e a minha saúde. Há mais de dois anos parei de beber. Hoje, graças a Deus tenho uma casa para morar e vivo com mais dignidade”, declarou.

No final da solenidade, os alunos e público presente participaram de uma confraternização comemorativa à conclusão do curso.

Fotos das aulas teóricas e práticas cedidas gentilmente pelo aluno do curso, Sebastião Pedroso. Imagens: arquivo pessoal.