Rampa construída em escola municipal de Paraibuna garante acessibilidade

Unidade escolar é compartilhada com o Estado

Rampa construída em escola municipal de Paraibuna garante acessibilidade

Foi construída uma rampa de acessibilidade na EMEIEF/EE Prof. Geraldo Martins dos Santos, que fica localizada no bairro Espírito Santo, na Estância Turística de Paraibuna. A obra foi realizada pela Prefeitura Municipal, com recursos do próprio município.

A construção da rampa foi necessária para adequar a infraestrutura da escola às necessidades atuais, garantindo acessibilidade para alunos, familiares e comunidade. A acessibilidade consiste em eliminar barreiras físicas nos ambientes de uso comum, como é o caso de uma unidade escolar. As rampas são um exemplo de acessibilidade arquitetônica.

O prefeito Victor Miranda explicou que o acesso anterior causava preocupação. “O local era antigo, tinha muitos degraus, que eram grandes e desproporcionais, e poderiam causar um acidente, além de não promover a acessibilidade.”

Anteriormente à construção, o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida era feita pela rua lateral da escola, com entrada para a cozinha, onde é realizada a carga e descarga.

Outra dificuldade apresentada é que, para franquear o acesso pela rua lateral, era necessário deslocar um funcionário que estivesse na portaria para abrir o portão. Por esse motivo, é mais seguro e mais eficaz concentrar a entrada de todas as pessoas pelo acesso principal da unidade escolar.

A escola, que é compartilhada com a rede estadual de ensino, implantou a obra em duas fases. A primeira delas foi através do Estado, que enviou recursos para a escola para realizar a obra da rampa adaptada na parte de dentro da unidade escolar. A Prefeitura de Paraibuna, por sua vez, executou a segunda fase da obra, realizando toda a extensão da rampa e corrimão do portão para fora.

O Chefe do Executivo comemora a realização de mais esta obra. “Agora, todas as escolas do nosso município atendem às condições de acessibilidade. Estamos muito satisfeitos por termos finalizado esta rampa de acesso.”