Rota da Luz: Um caminho seguro para os romeiros em direção a Aparecida

Com aproximadamente 201 km de extensão, a Rota da Luz passa por nove municípios paulistas, cruzando estradas rurais e paisagens que proporcionam uma experiência única para os fiéis.

O trajeto que começa em Mogi das Cruzes e segue por estradas secundárias até chegar à Basílica de Nossa Senhora Aparecida garante um percurso de maior tranquilidade e menor tráfego de veículos, principalmente durante o período da romaria, em outubro.

Ao longo do trajeto, é possível encontrar pontos de apoio com infraestrutura adequada para descanso, alimentação, e até mesmo atendimentos médicos emergenciais. Além disso, em Paraibuna, a Prefeitura Municipal e a Policia Militar, por meio da atividade delegada, realizam constantes patrulhamentos que reforçam a segurança dos romeiros, garantindo que possam cumprir o percurso com maior tranquilidade.

"A Rota da Luz propicia mais segurança aos peregrinos, afastando-os da movimentada Rodovia Presidente Dutra, além de propiciar aos mesmos a possibilidade de contemplação nos caminhos rurais das cidades percorridas, segurança e acolhimento dos moradores das cidades, seja nas vias rurais ou urbanas”, destacou Solange Barbosa, Diretora do Departamento de Planejamento, Gestão e Turismo, da Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna.

Por meio de constantes serviços de zeladoria, a Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna desempenha um papel fundamental na manutenção e conservação das estradas rurais que integram o trajeto da Rota Luz. Essas ações garantem que o caminho esteja em boas condições, tanto para os romeiros quanto para os motoristas que utilizam essas estradas. Além disso, recentemente, a Prefeitura fez a troca e instalação de novas placas de identificação ao longo do trecho da Rota Luz no município, proporcionando maior orientação e segurança para os peregrinos. Hoje, são 38 placas ao longo do trecho de Paraibuna, indicando o caminho correto em direção a Aparecida.

Assessor parlamentar em São Paulo, Diego destaca as vantagens em optar pelo trajeto da Rota da Luz. "Primeiro, são os riscos. É muito perigoso ir pela Via Dutra, devido ao alto fluxo de veículos, embora tenham diversos pontos de apoio. Pela Rota da Luz, além de se vislumbrar a Mata Atlântica e o caminho magnífico, temos mais segurança e a possibilidade de contemplar a natureza. É um momento de conexão e fé, onde se tem tranquilidade e não se pensa tanto no risco.”, comentou.

Os peregrinos que passam por Paraibuna podem contar com serviços de hospedagem de qualidade, e carimbar seu passaporte de peregrino nos seguintes locais: Hotel Vila di Luca; Armazém do Artesanato Chão Caipira; Igreja Matriz de Santo Antônio; Pádua Restaurante e Lanchonete; Padaria Pão Perfeito; Empório Itapeva e no Centro de Informações Turísticas (Citur), importante ponto de apoio onde os peregrinos podem descansar, obter informações sobre o trajeto e usufruir da estrutura com banheiros, fraldário, chuveiro, cozinha e bicicletário, todo o suporte necessário para continuarem a jornada com segurança e energia renovada.

Francisco Paulo Silva, de 57 anos, faz o trajeto da Rota da Luz a cinco anos, para ele a romaria pela Rota da Luz traz paz de espírito por sentir a presença de Deus em meio a natureza presente e o acolhimento de Nossa Senhora em cada situação. “Cada caminho que passamos, conseguimos sentir Deus presente. Até hoje não fui pela Dutra devido aos acidentes, que, infelizmente, têm ocorrido com vítimas fatais. Diante disso, evitei e não faço questão de ir por lá. Hoje, a Rota da Luz está muito mais estruturada, e a sinalização melhorou muito."

Outro aspecto positivo da Rota da Luz é a acolhida das comunidades locais. Muitos moradores das cidades que fazem parte do trajeto, se preparam para receber os romeiros com hospitalidade. Pequenos comércios, casas, fazendas e paróquias oferecem abrigo e alimentação para os peregrinos, transformando a romaria em uma experiência de fé e solidariedade.

"Paraibuna busca a cada ano melhorar as condições para a passagem dos Peregrinos, com pontos de apoio bem estruturados, segurança através das câmeras de vigilância e a hospitalidade de seus moradores”, concluiu Solange.

Durante os períodos de maior movimentação de romeiros, como o mês de outubro e outras épocas de celebrações religiosas, é essencial que os motoristas que trafegam pelas estradas que fazem parte da Rota da Luz redobrem a atenção. A presença de peregrinos a pé ou de bicicleta é constante, e muitos trechos da rota possuem curvas e áreas de visibilidade limitada. Reduzir a velocidade, manter uma distância segura dos romeiros e evitar ultrapassagens perigosas são atitudes fundamentais para garantir a segurança de todos.

Victor Miranda, Prefeito da Estância Turística de Paraibuna, ressalta a importância da Rota Luz para os romeiros. "A Rota da Luz está cada vez mais conhecida por ser um caminho seguro e muito gostoso de se fazer devido às paisagens, mas principalmente é uma rota que está ficando cada vez mais famosa porque as pessoas estão recebendo milagres durante o caminho. É claro que vai da sua fé, mas nós temos muitos relatos de pessoas que receberam um milagre durante o trajeto. Tem o caso especial de um amigo, José Luiz, que recuperou as cordas vocais fazendo a Rota da Luz. É uma rota que indicamos como alternativa à Via Dutra. Venha para a Rota da Luz, que é um caminho seguro. A rota passa por vários municípios e, em muitos deles, passa o rio Paraíba, onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora de Aparecida."

Para mais detalhes e orientações sobre a Rota da Luz, o site amigosdarotadaluz.org oferece uma série de recursos, como vídeos, dicas de hospedagem e alimentação, a impressão do passaporte do romeiro e orientações para a formação de grupos de peregrinação. Essas informações são essenciais para que os romeiros possam planejar sua jornada de maneira segura e confortável.

A Rota da Luz se consolidou como uma excelente alternativa para aqueles que buscam cumprir suas promessas, fazer agradecimentos ou simplesmente praticar sua fé. Por meio da rota, os romeiros que vão em direção a Aparecida podem fazer isso de maneira segura, cercados de belas paisagens e do apoio das comunidades locais, transformando a jornada em uma experiência espiritual ainda mais enriquecedora.