Setur-SP destaca a Estância Turística de Paraibuna como destino da Rota Gastronômica do Vale do Paraíba
Em viagem promovida pela Secretaria de Turismo de SP à Paraibuna, o município recebeu um grupo de turistas em visita à fábrica de doces Bananinha Paraibuna.
A Secretaria de Turismo e Viagens do Governo do Estado de São Paulo (Setur-SP) publicou em suas páginas no Facebook e Instagram uma matéria sobre a visita feita por um grupo de jornalistas, influenciadores digitais e agentes de turismo em três cidades ligadas à Rota Gastronômica do Vale do Paraíba & Mantiqueira: Cunha, Paraibuna e São Francisco Xavier – distrito de São José dos Campos.
O evento fez parte da chamada “Press Trip” (viagem de imprensa, na tradução para o português), que é uma viagem planejada para proporcionar experiências com um destino, um produto e/ou um serviço. Dessa forma, jornalistas, blogueiros e influencers podem produzir conteúdo de informação com muito mais propriedade para os seus públicos.
Desde o último domingo (1º de outubro), o grupo de visitantes percorre a Rota Gastronômica Vale do Paraíba & Mantiqueira, composta pelas Regiões Turísticas Mantiqueira Paulista, da Fé e Rios do Vale, uma das 10 Rotas Gastronômicas do Estado.
Segundo o texto publicado nas redes sociais da Setur-SP, a primeira parada da press trip no dia 1º de outubro foi no restaurante Kallas da Serra, em Cunha. Além de uma paisagem com muito verde, o restaurante está situado na Estrada Real Cunha-Paraty, e procura manter viva a história da região. Ali, é possível provar o autêntico porco na lata caipira, feito a partir de uma receita que vem passando de geração em geração. O grupo provou ainda vinho de framboesa feito por lá, torresmo, bolinho de carne de lata, batata caipira, etc.
Em seguida, os convidados partiram para Paraibuna, para conhecer a fábrica da famosa Bananinha Paraibuna. Ali, provaram todos os sabores criados pela marca e também as novidades, como a paçoca tradicional e zero açúcar. Além de ser a cidade da bananinha, Paraibuna tem diversas atrações turísticas e culturais, como a Bica d’Água e a Igreja do Rosário.
O dia de visitas terminou com um jantar no restaurante O Artesão, em São Francisco Xavier, um distrito com muitas cachoeiras e outras opções para quem gosta de relaxar pertinho da natureza. O grupo provou bolinho caipira, cestinha de truta defumada, torresminho e tartare de porco defumado com aioli de alho negro, além de ter degustado variados sabores de pizzas.
A Press Trip integra o projeto Sabor de SP – Programa de Valorização da Gastronomia Paulista, cujo objetivo é formatar, desenvolver e promover produtores e estabelecimentos gastronômicos de 10 roteiros turístico gastronômicos para o fortalecimento da economia de 28 regiões turísticas de municípios paulistas.
“O programa Sabor de SP divulga a diversidade gastronômica do estado de São Paulo, realçando a autenticidade, a cultura e a história da gastronomia paulista. Ao todo, serão dez semanas de evento até 2024, percorrendo cada uma das rotas gastronômicas reconhecidas pelo Estado e que aquecerão a economia de 28 regiões turísticas do Estado”, declarou o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.
Mais informações sobre o Programa Sabor de SP, pelo link:
https://www.sppratodos.com.br/sabordesaopaulo
Quer saber tudo sobre a Semana Sabor de São Paulo? Siga as redes:
Instagram e Threads:
@turismoestadosp @saopauloturismo
Facebook:
@turismosp @sp.saopauloturismo
X {Twitter}:
@turismosp @turismoemSP
TikTok:
@turismosp @spturismo
YouTube:
@SecTurismoSP @SãoPauloTurismo
Fonte: Setur-SP e Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna
Fotos: Divulgação Setur-SP
#TurismoSP #SPPraTodos #SabordeSP