Virada SP atraiu uma multidão de moradores e turistas à Estância Turística de Paraibuna

A Estância Turística de Paraibuna se tornou Capital da Cultura do Estado de São Paulo neste final de semana, dias 22 e 23 de outubro, sediando o evento Virada Cultural SP. Diversas atrações – nacionais e internacionais – aconteceram em diferentes pontos da cidade, com apresentações musicais, teatro, intervenção de arte urbana, projeção mapeada e jogos. A abertura oficial foi realizada pelo prefeito municipal, Victor Miranda.

No sábado (22), os artistas Mariana Aydar + Rastapé, The Skatalites e Sibipiruna se apresentaram na Praça Manoel Antônio de Carvalho (Praça do Mercado). Alzira E. e Mike Love tiveram como palco a Praça Monsenhor Ernesto Almirio Arantes (Praça da Matriz).

O vocalista da banda paraibunense, Sibipiruna, Lucas Sousa, se emocionou com a oportunidade de se apresentar num evento tão grandioso. “Se fecho os olhos, consigo facilmente relembrar com riqueza de detalhes cada momento, cada sorriso. Difícil exprimir em palavras, mas, fantástico, sensacional e inesquecível com certeza estão dentro do mix de emoções e sensações que foi viver a experiência da Virada Cultural SP. Estar naquele palco onde artistas reconhecidos internacionalmente tocaram foi uma honra e alegria ímpar. Obrigado a cada um que esteve com a gente, foi divertido, emocionante. Para levar no coração a vida toda!”, salienta o cantor.

A banda The Skatalites, de origem jamaicana, trouxe a Paraibuna o ritmo Ska, que combina elementos caribenhos com o jazz, jump blues e rhythm and blues. Foi o precursor do rocksteady e do reggae. Já o artista Mike Love, do Hawaí, está fazendo uma turnê na América do Sul e apresentou para o público o reggae americano. Turistas vieram de diversas cidades da região, como São José dos Campos, Taubaté, Caraguatatuba e Pindamonhangaba, para acompanhar as atrações em Paraibuna.

Na Praça da Bica D'agua, visitantes e munícipes puderam acompanhar a Projeção Mapeada durante 12 horas ininterruptas. Já na Rua Dr. João Fonseca x Rua Dez de Julho, o grupo de artistas Daniel Brás, PhillZr, Ana Paula Rangel, Luís Lima, Urutau, Michele “Numa” e Tubão iniciaram a pintura do grande painel de arte urbana “Festa na Floresta”.

A Virada SP contou também com uma programação especial para crianças e jovens, trazendo para a cena cultural os Jogos do Mundo, que são jogos antigos, feitos essencialmente com madeira reciclada. O especialista em coletivo lúdico, Ricardo Paiva, explicou que os jogos representam a cultura do mundo todo e integram crianças e adultos. “Os jogos são de 5 mil anos atrás até o século XX. Nós estamos recebendo o público e contando para eles um pouco da história dessa atividade também”.

Karen Faria, que é natural de Santa Catarina e mora em Paraibuna há 10 anos, acompanhava o filho dela, de 6 anos, nas atividades Jogos do Mundo. Ela contou que eles foram muito bem recebidos pelos instrutores, que deram todas as informações culturais sobre os jogos e ainda as instruções sobre como brincar. “É uma interatividade diferente. Faz com que as crianças saiam do celular, dos aparelhos eletrônicos, e brinquem juntas. É um privilégio para Paraibuna receber este evento.”

DOMINGO

Assim como aconteceu no sábado, a Estância Turística de Paraibuna também recebeu, no domingo (23), uma multidão de munícipes e turistas que aproveitou para curtir a programação especial de shows da Virada SP. O público se divertiu ao som de violeiros e duplas sertanejas que se apresentaram na “Domingueira da Viola” – tradicional evento do município, realizado nos fundos do Mercado Municipal da cidade, e que fez parte da programação da Virada Cultural em Paraibuna.

Além das atrações musicais da Domingueira da Viola, o público pôde apreciar outros shows como, por exemplo, na praça Monsenhor Ernesto Almírio Arantes (Largo da Matriz), onde aconteceram duas grandes apresentações prestigiadas pelos espectadores: da cantora Ceumar acompanhada pelo músico Paulo Freire, e do cantor e músico Tuia.

Os grandes destaques, no domingo, ficaram por conta dos shows do cantor, compositor, ator e multi-instrumentista Gabriel Sater (filho de um dos mais renomados artistas da música sertaneja raiz do Brasil: o cantor e músico Almir Sater) e do cantor, ator e músico Guito. Ambos os artistas viveram os personagens Trindade e o peão Tibério, respectivamente, na novela Pantanal da Rede Globo, grande sucesso da teledramaturgia brasileira que ajudou a projetar nacionalmente os nomes de Gabriel Sater e Guito.

As turistas de São José dos Campos, Andréia Lima e sua filha, Ana Beatriz, vieram à Paraibuna especialmente para assistir o show de Gabriel Sater e, pelo que disseram, gostaram muito da apresentação do cantor. “Amamos a apresentação dele, que é um artista muito profissional, simpático e lindo”, salienta a família Lima.

O próprio Gabriel Sater destacou sua satisfação pelo show em Paraibuna e aproveitou para agradecer o carinho do público. “Foi sensacional o show aqui. Paraibuna já ficou no nosso coração. Muito obrigado a todos: ao público, que foi tão especial com a gente, à Prefeitura, e todos da Virada SP, que arrasaram na produção, sempre é um privilégio trabalhar com uma equipe tão tarimbada que conhece e tem know how de fazer eventos tão grandiosos como esse aqui, então, muito obrigado, Paraibuna, todo mundo envolvido na festa, afinal não é fácil fazer um evento desta magnitude, parabéns a todos”, enfatiza Sater.

O prefeito da Estância Turística de Paraibuna, Victor Miranda (Vitão), parabenizou todas as pessoas envolvidas na realização da Virada SP. “Quero agradecer todo mundo que esteve envolvido na nossa Virada Cultural. Tivemos dois eventos seguidos na cidade, a Oktobeer Roça e, logo depois, a Virada SP, um verdadeiro desafio para todos: Prefeitura, Fundação Cultural, e toda equipe envolvida, foi um trabalho muito bem elaborado, todo mundo saiu falando muito bem do evento, movimentou a economia da cidade o que é sempre muito importante”, afirma.

O chefe do Poder Executivo também destacou. “Assumimos um compromisso junto ao Governo do Estado, gravamos um vídeo demonstrando nosso interesse em sediar o evento aqui em nossa cidade e fomos contemplados. O Governo do Estado investiu R$450 mil com a produção do evento e o pagamento dos cachês dos artistas; em contrapartida, o Município bancou cerca de R$150 mil para contratação de uma ampla estrutura com palco, som e iluminação, além de termos investido, também, na contratação de seguranças, banheiros químicos, disponibilização de Atividade Delegada, SAMU, equipe de servidores da Prefeitura, enfim, tudo isso para que a Virada Cultural pudesse acontecer da melhor maneira possível em nossa cidade”.

Ainda de acordo com o prefeito, ele ressaltou. “Quero agradecer muito aos servidores, ao pessoal da Licitação, da Procuradoria Jurídica do Município, a equipe da Fundação Cultural, enfim, todos que se empenharam para o sucesso do evento. Paraibuna teve que disputar com mais de 400 municípios abaixo de 40 mil habitantes do estado de São Paulo e, graças a um projeto bem-feito, fomos contemplados. Do total de 400 municípios classificavam-se 10, nós ficamos entre os 10 e das 10 cidades contempladas, um detalhe: 09 são estâncias turísticas, então isto representa realmente que o título ajudou muito nessa conquista de trazermos o evento para Paraibuna. Estamos muito felizes pelo saldo positivo do evento em nossa Estância Turística”, conclui Victor Miranda.